PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM QUERATOSE ACTÍNICA EM UMA CLÍNICA MÉDICA NA CIDADE DE PALOTINA-PR

Autores

  • Lucas Daniel Nandi Centro Universitario Fundação Assis Gurgacz - FAG
  • Daniele Cristina Nandi Bento Centro universitário fundação Assis Gurgacz
  • Marcelo Rodrigo Caporal Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marco Antonio Castellani Duarte Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz
  • Henrique Cassol de Oliveira Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz
  • Gustavo Massochin Bradacz Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12850

Palavras-chave:

Queratose actínica. Epidemiologia. Exposição solar.

Resumo

A queratose actínica (QA) é uma proliferação anormal de queratinócitos na epiderme é a lesão pré-maligna cutânea mais prevalente em seres humanos no mundo e ela possui íntima relação com a exposição solar de caráter crônico, é uma lesão de evolução lenta e com características específicas que podem definir esta patologia, sua patogênese envolve fatores que a tornam uma lesão benigna que pode se transformar em um câncer de pele, normalmente um carcinoma espinocelular (CEC) que representa 20% de todas as neoplasias malignas cutâneas. A QA esta presente no dia a dia dos médicos sendo o quarto principal diagnóstico em consultas dermatologias, ficando atrás somente de acne, fotoenvelhecimento e carcinoma basocelular. O diagnóstico é clínico, com auxílio de dermatoscopia e anatomopatológico quando necessário e o tratamento pode ser ablativo ou tópico dependendo de cada caso da patologia. Objetivo: Definir um perfil epidemiológico para os pacientes com queratose actínica (QA) atendidos em uma clínica na cidade de Palotina no estado do Paraná, no período de agosto de 2021 a agosto de 2023. Métodos: Pesquisa descritiva, quantitativa, de natureza aplicada, procedimento documental, de abordagem dedutiva, foram coletados 555 prontuários da base de dados da clínica para análise Resultados: Verificou-se a presença de QA em 21% dos casos, o sexo mais acometido foi o feminino com 67% de prevalência, a média de idade dos pacientes foi de 62,21 anos, o local do corpo mais acometido por lesões foi a face, onde 75% dos pacientes possuíam QA e o local da face mais afetado foi a região nasal representando 28%, registrou-se que 52% dos pacientes utilizavam filtro solar. Conclusão: A pesquisa concluiu que ainda é necessário por parte dos profissionais de saúde motivar os pacientes sobre o uso correto do filtro solar para prevenir lesões como esta.

Biografia do Autor

Lucas Daniel Nandi, Centro Universitario Fundação Assis Gurgacz - FAG

Acadêmico de medicina 9º período. Centro universitário fundação Assis Gurgacz.

Daniele Cristina Nandi Bento, Centro universitário fundação Assis Gurgacz

Pós-graduada em dermatologia pela faculdade IPEMED de ciências médicas e em medicina estética pela fundação técnico-educacional Souza Marques. Centro universitário fundação Assis Gurgacz.

Marcelo Rodrigo Caporal, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Médico, mestre em ensino nas ciências da saúde e especialista em medicina do trabalho Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Marco Antonio Castellani Duarte, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Acadêmico de medicina do 9o Período. Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.

Henrique Cassol de Oliveira, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Acadêmico de medicina do 9⁠º Período. Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.

Gustavo Massochin Bradacz, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Acadêmico de medicina do 9o Período. Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.

Downloads

Publicado

2024-01-24

Como Citar

Nandi, L. D., Nandi Bento, D. C., Caporal, M. R., Duarte, M. A. C., Oliveira, H. C. de, & Bradacz, G. M. (2024). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM QUERATOSE ACTÍNICA EM UMA CLÍNICA MÉDICA NA CIDADE DE PALOTINA-PR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 1201–1215. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12850