INTERFACES DO PREJUÍZO PSÍQUICO E A ARTE DE UMA PACIENTE COM TRANSTORNO BIPOLAR: RELATO DE CASO

Autores

  • Diego Gardenal Alcantara Universidade São Francisco
  • Ludmila Marin Polesi Universidade São Francisco
  • Juliana Marim Universidade São Francisco
  • Luiz Fernando Ribeiro da Silva Paulin Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12801

Palavras-chave:

Transtorno bipolar. Evolução do transtorno bipolar. Arte. Prejuízo psíquico.

Resumo

Introdução: O transtorno bipolar (TB) apresenta prevalência de 1 a 2%. Pode trazer repercussões cognitivas, sociais e afetivas importantes, principalmente na ausência de tratamento. Objetivo: Descrever a evolução da doença e os prejuízos decorrentes do TB por meio da avaliação psíquica e da produção artística.  Método: Estudo observacional descritivo e longitudinal do prontuário e da produção artística de uma paciente com transtorno bipolar durante o período de 23 anos, realizado no Hospital Universitário São Francisco, em Bragança Paulista, São Paulo.  Resultado: A expressão artística foi capaz de melhorar a qualidade de vida e reduzir sintomas de ansiedade e depressão na paciente com transtorno bipolar. E auxiliar na avaliação longitudinal da paciente.  Conclusão: Destaca-se a importância da arte como ferramenta terapêutica complementar no tratamento do TB. Já que pode ser útil para o tratamento complementar de pacientes com transtorno bipolar, auxiliando na adesão ao tratamento farmacológico e na manifestação de emoções de forma mais profunda. A produção artística dos pacientes pode ser usada para avaliar a gravidade dos sintomas e observar a evolução da doença.

Biografia do Autor

Diego Gardenal Alcantara, Universidade São Francisco

Médico pela Universidade São Francisco, Residência em Psiquiatria pelo Hospital Universitário São Francisco.

Ludmila Marin Polesi, Universidade São Francisco

Médica pela Universidade São Francisco.

Juliana Marim, Universidade São Francisco

Preceptora do curso de Medicina da Universidade São Francisco, Supervisora da Residência em Psiquiatria pelo Hospital Universitário São Francisco.

Luiz Fernando Ribeiro da Silva Paulin, Universidade São Francisco

Doutor pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Coordenador da disciplina de Psiquiatria da Universidade São Francisco e coordenador da Psiquiatria do Hospital Universitário São Francisco.

Downloads

Publicado

2024-01-17

Como Citar

Alcantara, D. G., Polesi, L. M., Marim, J., & Paulin, L. F. R. da S. (2024). INTERFACES DO PREJUÍZO PSÍQUICO E A ARTE DE UMA PACIENTE COM TRANSTORNO BIPOLAR: RELATO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 746–758. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12801