COMO CRIAR LEITORES ATRAVÉS DO MÉTODO FÔNICO?

Autores

  • Lilian Alves da Silva Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12797

Palavras-chave:

Leitores. Método-Fônico. Aprendizagem.

Resumo

O referido trabalho tem como objetivo mostrar a eficácia do método fônico para formar leitores competentes, capazes de ler com eficiência, adquirindo consciência fonológica, boa fluência, compreensão e interpretação de textos. Não temos a intenção de comparar sua eficácia ou falta dela com outros métodos e sim apontar as contribuições do método fônico iniciado ou não no processo de alfabetização e colaborando inclusive para que os professores ou pais educadores conheçam acerca da estrutura fonológica da língua. Outra contribuição é destacar o papel dos educadores e da família na percepção das inúmeras razões de falhas durante o processo da aprendizagem da leitura. Com isso, o uso do método auxiliaria para o alcance do objetivo esperado que é formar leitores fluentes e capazes de compreender textos de acordo com os níveis de aprendizagens alcançados. Em se tratando de educação de qualidade é importante frisar que de acordo com as estatísticas atuais negativas relacionadas ao número de analfabetos e analfabetos funcionais existe claramente a necessidade de buscar soluções que auxiliem eficazmente no processo de aprendizagem da leitura.

Biografia do Autor

Lilian Alves da Silva, Veni Creator Christian University

Pós-graduação "Latu Senso", nível Especialização em Administração educacional com habilitação em coordenação, orientação e gestão escolar, pela FACESTA.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutorado em geografia pela UFPR. Professora da Pós -graduação. Mestrado em ciências da educação pela Veni Creator Christian University.

Downloads

Publicado

2024-01-20

Como Citar

Silva, L. A. da, & Santos, M. P. M. dos. (2024). COMO CRIAR LEITORES ATRAVÉS DO MÉTODO FÔNICO?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 910–919. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12797