AS BRINCADEIRAS INFANTIS QUE ENCANTARAM E ENCANTAM AS CRIANÇAS DE UMA CRECHE EM CUIABÁ

Autores

  • Ida Maria Tomei Bianconi Faculdade Futura

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12779

Palavras-chave:

Brincadeiras. Crianças. Educação infantil. Tipos de brincadeiras.

Resumo

As brincadeiras são atividades presentes em toda a infância das crianças, contribuindo para o desenvolvimento delas. Assim, surgiram novas brincadeiras, que foram inseridas no cotidiano infantil, sendo estimuladas para a participação das crianças, principalmente no espaço familiar e no espaço escolar. Na educação infantil, a creche se constitui um espaço de observação para o professor compreender a relação das crianças com as brincadeiras, inclusive identificando as mudanças nas brincadeiras e o surgimento de novas. O objetivo geral deste estudo é analisar se as crianças praticam as brincadeiras antigas, mediante o contexto escolar na contemporaneidade. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa empírica, com apoio de uma pesquisa bibliográfica. A relevância deste estudo consiste na sua capacidade de apoiar a compreensão de que as brincadeiras são atividades que passam por mudanças constantes, e como este processo passa pela concepção das crianças na infância. As brincadeiras atuais são as mesmas de antigamente, as crianças aprendem com a família e com as professoras e reproduzem

 

Biografia do Autor

Ida Maria Tomei Bianconi, Faculdade Futura

Pós-graduada em Educação infantil e anos iniciais, pela Faculdade Futura.

 

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Publicado

2024-01-09

Como Citar

Bianconi, I. M. T. (2024). AS BRINCADEIRAS INFANTIS QUE ENCANTARAM E ENCANTAM AS CRIANÇAS DE UMA CRECHE EM CUIABÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 426–435. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12779