O PAPEL VITAL DO TREINAMENTO CONTÍNUO DE POLICIAIS MILITARES NA PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO CONTRA ATIVIDADES DE AGRESSORES ATIVOS EM AMBIENTES ESCOLARES

Autores

  • Rodrigo Vantroba Faculdade Educacional da Lapa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12762

Palavras-chave:

Agressores ativos. Ataques em escolas. Forças de segurança.

Resumo

O aumento das ameaças de agressores ativos, especialmente em ambientes escolares, tem gerado reflexões profundas e exigidas respostas imediatas por parte das forças de segurança pública, profissionais da educação e da população em geral. Ataques em massa e massacres, crimes que são mais comuns nos Estados Unidos e antes raros no Brasil, agora ocupam com frequência significativa os noticiários nacionais. De acordo com dados recentes do Instituto Sou da Paz (2023), nos últimos 20 anos, o Brasil registrou 25 ataques violentos em ambientes escolares, sendo mais da metade desses incidentes ocorridos nos últimos 5 anos (2019-2023). Notavelmente, dois dos três ataques que resultaram no maior número de vítimas aconteceram no período de 2019 a 2022. Em um total de 25 ataques, 139 vidas foram perdidas e 93 pessoas sofreram ferimentos não fatais. Além disso, 12 dos 24 ataques envolveram o uso de armas de fogo, muitas vezes provenientes do ambiente residencial, sendo adquiridos por agressores de seus próprios pais ou familiares. Diante desse problema alarmante, a sociedade clama por uma resposta do Estado, envolvendo a implementação de políticas públicas efetivas, além de medidas direcionadas à capacitação das forças de segurança, orientações ao corpo acadêmico e à população em geral, bem como uma reflexão sobre a responsabilidade da mídia na cobertura desses eventos. Embora cada entidade envolvida tenha missões específicas, suas atitudes tornam-se fundamentais na defesa de vidas inocentes e na construção de ambientes mais seguros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Vantroba, Faculdade Educacional da Lapa

Especialização em Gestão de segurança pública pela Faculdade Educacional da Lapa. Especialização em Gestão e Cenários Contemporâneos da Segurança Pública pela Faculdade do Grupo UNIASSELV. Especialização em direitos humanos, pela faculdade FOCUS. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2024-01-10

Como Citar

Vantroba, R. (2024). O PAPEL VITAL DO TREINAMENTO CONTÍNUO DE POLICIAIS MILITARES NA PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO CONTRA ATIVIDADES DE AGRESSORES ATIVOS EM AMBIENTES ESCOLARES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 436–460. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12762