O PAPEL VITAL DO TREINAMENTO CONTÍNUO DE POLICIAIS MILITARES NA PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO CONTRA ATIVIDADES DE AGRESSORES ATIVOS EM AMBIENTES ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12762Palavras-chave:
Agressores ativos. Ataques em escolas. Forças de segurança.Resumo
O aumento das ameaças de agressores ativos, especialmente em ambientes escolares, tem gerado reflexões profundas e exigidas respostas imediatas por parte das forças de segurança pública, profissionais da educação e da população em geral. Ataques em massa e massacres, crimes que são mais comuns nos Estados Unidos e antes raros no Brasil, agora ocupam com frequência significativa os noticiários nacionais. De acordo com dados recentes do Instituto Sou da Paz (2023), nos últimos 20 anos, o Brasil registrou 25 ataques violentos em ambientes escolares, sendo mais da metade desses incidentes ocorridos nos últimos 5 anos (2019-2023). Notavelmente, dois dos três ataques que resultaram no maior número de vítimas aconteceram no período de 2019 a 2022. Em um total de 25 ataques, 139 vidas foram perdidas e 93 pessoas sofreram ferimentos não fatais. Além disso, 12 dos 24 ataques envolveram o uso de armas de fogo, muitas vezes provenientes do ambiente residencial, sendo adquiridos por agressores de seus próprios pais ou familiares. Diante desse problema alarmante, a sociedade clama por uma resposta do Estado, envolvendo a implementação de políticas públicas efetivas, além de medidas direcionadas à capacitação das forças de segurança, orientações ao corpo acadêmico e à população em geral, bem como uma reflexão sobre a responsabilidade da mídia na cobertura desses eventos. Embora cada entidade envolvida tenha missões específicas, suas atitudes tornam-se fundamentais na defesa de vidas inocentes e na construção de ambientes mais seguros.
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