PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA HANSENÍASE NA MACRORREGIÃO OESTE DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12750

Palavras-chave:

Hanseníase. Epidemiologia. Prevalência. Paraná.

Resumo

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, causada pelo Mycobacterium leprae. Possui predileção pela pele e nervos periféricos, o que confere as características particulares da patologia. A principal forma de transmissão é através das vias aéreas superiores. O Brasil é um dos países com o maior número de casos da doença no mundo, e mesmo que o número de casos tenha reduzido com o passar dos anos, ainda permanece relevante e requer atenção. Esse estudo é uma pesquisa quantitativa entre pacientes com diagnóstico de hanseníase na macrorregião oeste do estado do Paraná. Como instrumento de pesquisa foi utilizada a base de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), por meio do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), para mensurar o impacto da hanseníase no local especificado. Ao final do estudo encontrou-se que, a faixa etária entre 40 e 69 anos são prevalentes em relação ao total de casos de hanseníase, assim como homem, branco ou pardo, predominando a forma multibacilar da doença.

Biografia do Autor

Isadora Bartsch Motter, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz. 

Taciana Rymsza, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Médica Ginecologista e Obstetra, docente do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz. Graduada em Medicina pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) em 2007. Realizou a Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Universitário do Oeste do Paraná em Cascavel – PR, no período de 2008 a 2011. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia – TEGO n 311/2014.Mestre na área de Engenharia Bioquímica pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) de São José dos Campos – SP. https://orcid.org/0000-0001-5729-049X.

Rafaeli Vidaletti Barbosa, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Acadêmica do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.

Gustavo Bobato Bastos, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Acadêmico do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.

Downloads

Publicado

2024-01-04

Como Citar

Motter, I. B., Rymsza, T., Barbosa, R. V., & Bastos, G. B. (2024). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA HANSENÍASE NA MACRORREGIÃO OESTE DO ESTADO DO PARANÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 232–242. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12750