UNIFORMIDADE DO CURRÍCULO ESCOLAR E AS DISPARIDADES DO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Jailma Maria Pimentel Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1273

Palavras-chave:

Currículo. Escola. Sistemas de ensino. Disparidades. Uniformidade.

Resumo

É necessário discutir acerca da uniformidade do currículo escolar, sendo essencial na construção de uma educação mais plural em uma sociedade tão diversa quanto à brasileira. Tendo como objetivo analisar a relação da escola, os conteúdos e os saberes construídos historicamente. Foram realizadas pesquisas bibliográficas acerca das vantagens e desvantagens dessa uniformização mediante as disparidades do atual contexto educacional. Dos artigos consultados foi possível observar que o currículo tem sido um instrumento central do processo educativo de disseminação de identidades, diversidades culturais e construção de saberes. Os artigos permitiram constatar que é necessário reforçar a ideia de um currículo baseado na pluralidade, ou diversidade.

Biografia do Autor

Jailma Maria Pimentel Barbosa

Aluna do Ciclo de Seminários de Acesso ao Mestrado em Educação da Universidade da Madeira – UMa (Portugal) - Turma Recife II.

Downloads

Publicado

14/06/2021

Como Citar

Barbosa , J. M. P. . (2021). UNIFORMIDADE DO CURRÍCULO ESCOLAR E AS DISPARIDADES DO CONTEXTO EDUCACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 829–839. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1273