O QUE OS JOVENS DE ENSINO MÉDIO PENSAM E ANSEIAM SOBRE PROJETOS DE VIDA? UMA REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1298Palavras-chave:
Aspiração. Concepção. Ensino médio. Juventude. Projeto de vida.Resumo
Introdução: Existe uma necessidade do buscar perceber as diversas perspectivas teóricas sobre as juventudes no ensino médio, pois acredita-se ser um passo para compreender as expectativas sobre o futuro, e as vivências nesta etapa da escolaridade. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da literatura acerca dos pensamentos e anseios dos jovens do ensino médio sobre projetos de vida no Brasil e no mundo. Materiais e Métodos: Foram realizadas pesquisas nos bancos de dados como Periódico CAPES e Google acadêmico, nos últimos cinco anos. Os descritores utilizados foram: “aspiração” “concepção” “ensino médio” “juventude” “projeto de vida” e “aspiration” “conception” “High school” “Youth” “Life Project”. Foram selecionados oito artigos que se adequaram aos critérios estabelecidos. Resultados: Dos artigos analisados, foi possível observar que 60% dos artigos mostraram que há uma discrepante diferença de objetivos na relação entre a escola, as percepções dos jovens, as propostas de formação e os anseios e aspirações desses sujeitos na escola de ensino médio. Conclusão: Os artigos permitiram constatar que os jovens do ensino médio não têm aspirações de projetos de vida claramente definidas. A atenção desse público está voltada para o presente e as preocupações estão voltadas para relações amorosas e amistosas do momento. Além disso, as influências externas e as crenças gerais impactam diretamente na forma de pensar dos jovens do ensino médio e as aspirações de futuro, quando identificadas, terminam sendo frustradas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY