ANTIPARASITÁRIO E A VITAMINA A: SUA ATUAÇÃO NO COMBATE AO PARASITISMO POR ASCARIDÍASE

Autores

  • Cleonice Duarte da Silva Costa Universidade Paulista - UNIP
  • Kely Alves de Oliveira Universidade Paulista - UNIP
  • Leonardo Morais Dias Universidade Paulista - UNIP
  • Patrícia Rosa dos Santos Universidade Paulista - UNIP
  • Raquel Cristina Freitas Nascimento Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1272

Palavras-chave:

Ascaridíase. Antiparasitário. Ivermectina. Vitamina A.

Resumo

Os parasitas de humanos o helminto Ascaris lumbricoides, geralmente conhecido como a lombriga causa um tipo de parasitose intestinal, a ascaridíase, causada em toda espécie humana e principalmente em crianças. Em alguns países é feito um planejamento no sentido de empregar programas que visam o controle desses parasitas intestinais, que tanto acometem o bem estar da população, principalmente aqueles que são de classe baixa. O objetivo principal deste relatório foi identificar como este medicamento antiparasitário, em específico, a Ivermectina age no corpo humano, como é metabolizado, para quais doenças parasitárias ou doenças em específico ela está sendo empregada e como ela afeta a população humana, considerando um melhor entendimento desse grave problema a saúde pública. Sabemos que esse fármaco é de extrema relevância, possui atividade antiviral e antiparasitário é usado no tratamento de vários tipos de infestações por vermes e parasitas, ultimamente seu consumo tem aumentado muito de forma exacerbada, mesmo sem uma comprovação científica para tal fim, devido a atual pandemia mundial. Utilizamos para agregar a pesquisa uma molécula de Vitamina A, no sentido de fortalecer a molécula da Ivermectina, visto que, crianças acometidas por esse parasita sofre por hipovitaminose A, causando até um depauperamento físico e mental. Sabendo que para um medicamento se tornar recomendado, confiável e legítimo, precisa passar pelo método analítico de validação. Logo, a validação é de extrema relevância para assegurar a confiabilidade dos resultados encontrados.

Biografia do Autor

Cleonice Duarte da Silva Costa, Universidade Paulista - UNIP

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7661-3418. Formada no curso técnico de magistério e contabilidade, acadêmica do curso de Farmácia da UNIP, Brasil, e-mail: cleoduartesilvacosta@gmail.com.

Kely Alves de Oliveira, Universidade Paulista - UNIP

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3872-682X. Graduada em Administração de Empresas, com especialização em Gestão de Pessoas, acadêmica do curso de Farmácia da UNIP, Brasil, e-mail: kelyddiniz@yahoo.com.br.

Leonardo Morais Dias, Universidade Paulista - UNIP

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8600-4509. Formado no curso técnico de enfermagem pelo Senac-GO, acadêmico do curso de Farmácia da UNIP, Brasil, e-mail: leolo11021978@hotmail.com.

Patrícia Rosa dos Santos, Universidade Paulista - UNIP

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5144-8302. Formada no Curso técnico de Análise Clínica, atua há mais de 10 anos na área, acadêmica do curso de Farmácia da UNIP, Brasil, e-mail: paty.prdsrosa09@gmail.com.

Raquel Cristina Freitas Nascimento, Universidade Paulista - UNIP

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5053-337X. Graduada em Ciências Biológicas-Modalidade Médica pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto- SP, com especialização em Citologia Clínica pela Universidade Federal de Goiás – Faculdade de Farmácia, acadêmica do curso de Farmácia da UNIP, Brasil, e-mail: raquelcristinafreitas2018@gmail.com.

 

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Costa, C. D. da S. ., Oliveira, K. A. de ., Dias, L. M. ., Santos, P. R. dos ., & Nascimento, R. C. F. . (2021). ANTIPARASITÁRIO E A VITAMINA A: SUA ATUAÇÃO NO COMBATE AO PARASITISMO POR ASCARIDÍASE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 808–828. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1272