O ENSINO DA LITERATURA NO NÍVEL MÉDIO: METODOLOGIAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ÂMBITO LITERÁRIO E CINEMATOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12716Palavras-chave:
Literatura. Literatura Brasileira. Educação Ensino Médio.Resumo
O presente trabalho visa ao longo de seus conteúdos promover uma análise da obra o auto da compadecida, tanto no âmbito literário como cinematográfico. O mesmo expressa como o sertão e a vida do nordestino é apresentado como base ao longo da obra, assim como as principais diferenças entre o livro e o filme. No que se refere ao objetivo geral da pesquisa analisar o auto da compadecida na visão literária e do cinema, quanto aos objetivos específicos, esses são: apresentar as principais características do Nordeste; ressaltar a vida dos autores Ariano Suassuna; avaliar as principais adaptações realizadas junto ao auto da compadecida quanto a literatura e ao cinema. No campo metodológico, realizou-se uma revisão de literatura, abordando sobre os principais conceitos e análises de autores renomados no processo de desenvolvimento do filme, alinhando o campo literário com as imagens ou adaptações realizadas para o ambiente cinematográfico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY