O ENSINO DA LITERATURA NO NÍVEL MÉDIO: METODOLOGIAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ÂMBITO LITERÁRIO E CINEMATOGRÁFICO

Autores

  • Ednalva Soares dos Santos Universidade Del Sol- Paraguai

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12716

Palavras-chave:

Literatura. Literatura Brasileira. Educação Ensino Médio.

Resumo

O presente trabalho visa ao longo de seus conteúdos promover uma análise da obra o auto da compadecida, tanto no âmbito literário como cinematográfico. O mesmo expressa como o sertão e a vida do nordestino é apresentado como base ao longo da obra, assim como as principais diferenças entre o livro e o filme. No que se refere ao objetivo geral da pesquisa analisar o auto da compadecida na visão literária e do cinema, quanto aos objetivos específicos, esses são: apresentar as principais características do Nordeste; ressaltar a vida dos autores Ariano Suassuna; avaliar as principais adaptações realizadas junto ao auto da compadecida quanto a literatura e ao cinema. No campo metodológico, realizou-se uma revisão de literatura, abordando sobre os principais conceitos e análises de autores renomados no processo de desenvolvimento do filme, alinhando o campo literário com as imagens ou adaptações realizadas para o ambiente cinematográfico.

Biografia do Autor

Ednalva Soares dos Santos, Universidade Del Sol- Paraguai

Instituição de vínculo: Universidade Del Sol (UNADES). Lattes: http://lattes.cnpq.br/9947174984398653.

 

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Santos, E. S. dos. (2023). O ENSINO DA LITERATURA NO NÍVEL MÉDIO: METODOLOGIAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ÂMBITO LITERÁRIO E CINEMATOGRÁFICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 32–45. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12716