GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS DO PME-CODÓ-MARANHÃO

Autores

  • Deuzimar Costa Serra
  • Cristiane Dias Martins da Costa UFMA
  • José Carlos Aragão Silva UFMA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12655

Palavras-chave:

Gestão. Democrática. Educação. Planos.

Resumo

Este trabalho se materializou a partir de estudos e reflexões acerca da gestão democrática na escola e como essa experiência tem se efetivado no município de Codó-Maranhão, tendo como eixo norteador, o Plano Municipal de Educação-PME, Lei nº 1.727 de 23/06/2015. Os desafios encontrados no âmbito da gestão escolar por meio das concepções dos gestores em relação aos processos da Gestão Democrática também são analisados neste texto. A pesquisa interpretou, ainda, o contexto da aprovação do “Plano Municipal de Educação – PME”, sua efetivação e desafios. Em suma, este artigo contempla os estudos sobre a gestão democrática no enfoque das políticas educativas como ação pública, tendo como referência, teóricos que investigam e discutem sobre essa área, considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, além de interpretar documentos legais do PNE, PEE, PME, dentre outros que contemplam essa temática. 

 

Biografia do Autor

Deuzimar Costa Serra

Doutora em Educação. Professora Adjunto II do Campus UEMA Codó.

Cristiane Dias Martins da Costa, UFMA

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento do Curso de Pedagogia da UFMA. 

José Carlos Aragão Silva, UFMA

Doutor em História. Professor Adjunto do Departamento do Curso de Pedagogia da UFMA.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Serra, D. C., Costa, C. D. M. da, & Silva, J. C. A. (2023). GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS DO PME-CODÓ-MARANHÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 3572–3588. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12655