A ESCRITURAÇÃO DO LIVRO CAIXA DO PRODUTOR RURAL COMO FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NA REDUÇÃO DO IRPF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12451

Palavras-chave:

Planejamento tributário. Livro caixa do produtor rural. IRPF.

Resumo

O agronegócio vem a cada dia mais ganhando espaço no mundo globalizado, sendo algo notório. Não obstante, a população mundial vem crescendo a passos largos, reclamando mais produção de alimentos e preocupando a capacidade mundial. Sabe-se, todavia, que dentre os grandes responsáveis pela produção de mais alimentos são os produtores rurais, destacando-se a importância dos pequenos produtores.  Nesse contexto, este trabalho busca apresentar a importância de ferramenta para a elisão fiscal ou para o bom planejamento tributário a assistir o produtor rural. O estudo de caso, tratado no debate, se desenvolve na escrituração do livro caixa, tido como obrigatório pela legislação a determinado perfil de produtor. Acresce-se que, a carga tributária brasileira vem aumentando e pesando significantemente para os pequenos produtores. A isso, pontua-se que durante a pandemia do SARS-CoV-2, sofrida pelo mundo nos anos de 2020 a 2022, os custos de produção subiram expressivamente, encargando ainda mais o já difícil cenário. Como recurso, o produtor rural pode lançar mão do livro caixa, pois por meio da escrituração é possível definir um planejamento tributário com vistas à atenuação do valor a pagar com Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas - IRPF.

 

 

Biografia do Autor

Romulo Thalys Costa Neiva, UNITINS

Graduando em Ciências Contábeis, Instituição: Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS.

Mônica de Souza Lima, UNITINS

Doutoranda em Economia–FGV. Mestra em Ciências Contábeis–FUCAPE. MBA em Controladoria e Planejamento Tributário–UFT. Coordenadora da especialização em MBA Gestão e Finanças do Agronegócio-UNITINS. Professora da Universidade do Estado do Tocantins-UNITINS. Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Serra do Carmo–FASEC e professora na mesma instituição. Membro da Academia Tocantinense de Contadores do Estado do Tocantins (ATOCON) e Diretora de Ensino e Pesquisa. Pesquisadora. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4457-2011. Lattes: https://lattes.cnpq.br/9827028183001616.

Giliarde Benavinuto Albuquerque Calvalcante Virgulino Ribeiro Nascimento e Gama , UNITINS

Doutorando (PPGDR/UFT). Mestre (PPGDCOMS/UFT). Especialista em Direito e Processo Tributário, em Direito e Processo Penal, em Criminologia, em Direito e Processo do Trabalho. Graduado em Direito (UFT). Professor da Faculdade de Ciências Jurídicas  de  Paraíso  do  Tocantins (FCJP) e da Universidade Estadual do Tocantins. Pesquisador. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8146-6811. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4525837393612907.

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

Neiva, R. T. C., Lima, M. de S., & Gama , G. B. A. C. V. R. N. e. (2024). A ESCRITURAÇÃO DO LIVRO CAIXA DO PRODUTOR RURAL COMO FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NA REDUÇÃO DO IRPF. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 368–385. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12451