TEATRO DE FANTOCHE COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA NA SALA DE AULA COMO DIREITO À CIDADANIA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Osman Moreira Jordão Universidade Estadual do Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12376

Palavras-chave:

Teatro de Fantoche. Ensino e aprendizagem. Escola. Afetividade. Eficácia.

Resumo

O presente estudo de caso teve como objetivo cerne identificar, reconhecer e dar visibilidade ao uso do teatro de Fantoche no espaço da Escola como instrumento dinamizador e fomentador de melhorias na qualidade das atividades pedagógicas em uma escola pública. Dessa forma, entende-se que é também por meio do uso do gênero teatro que a escola pode se apropriar dos conteúdos sugeridos para proporcionar melhor desenvolvimento na oralidade, leitura e escrita, bem como nas relações de convívio e exercício da cidadania.  Nesse sentido, buscou-se saber que, se através de histórias teatradas, textos e contos, pode-se melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem na Escola Municipal professora Belarmina, localizada na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Esse trabalho justifica-se pela necessidade de o autor/professor verificar se, no contexto dessa escola, onde os alunos vêm enfrentando dificuldades na oralidade, leitura e escrita, o trabalho com o teatro de fantoche como ferramenta didática é capaz de mitigar o referido problema. Para fundamentar teoricamente o presente estudo foram utilizadas as seguintes referências, entre outras: Franco (2012); Vidor (2010); Kintsch e Rawson (2013); Souza (2008); Kleiman (2013); BNCC(2018); Larrosa (2003); Freire (2011); Libâneo (2010); Osterno (2012); Gentil, (2011); Maciel (2010); Gil (2008); Yin (2015); Duarte (2015); Rampazzo (2015).  As percepções e opiniões do público entrevistado acerca desse tema foram coletadas por uso do instrumento questionário, do tipo semiestruturado, o qual foi aplicado a uma amostra de 15 estudantes; 10 professores; 05 gestores e 05 pais. O presente estudo de caso teve uma abordagem quanti-qualitativa, onde as observações obtidas na escola objeto desse estudo contribuíram de forma significativa para tornar possível tecer uma robusta discussão sobre a referida temática. Os resultados obtidos revelaram que a Escola Municipal professora Belarmina acredita que o gênero textual teatro é muito importante e vem contribuído bastante para o desenvolvimento integral dos seus estudantes no processo de escolarização, atividades de oralidade e cidadania, ocorrendo com afetividade e respeito no contexto da convivência no ambiente escolar. Conclui-se, portanto, que o presente estudo conseguiu verificar, mapear e interpretar a viabilidade e a relevância do uso da ferramenta “Teatro de Fantoche” na melhoria da eficácia de atividades pedagógicas no ensino e na aprendizagem, com uso da afetividade, sensibilidade e tolerância entre as pessoas que constituem uma comunidade de escola pública cearense.

Biografia do Autor

Osman Moreira Jordão, Universidade Estadual do Vale do Acaraú

Professor da rede Municipal de ensino público da cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú, Ceará, Brasil. Mestre em Ciências da Educação pela UNADES, Paraguay, Mercosul.

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Publicado

2023-12-11

Como Citar

Jordão, O. M. (2023). TEATRO DE FANTOCHE COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA NA SALA DE AULA COMO DIREITO À CIDADANIA: UM ESTUDO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 2388–2399. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12376