TEATRO DE FANTOCHE COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA NA SALA DE AULA COMO DIREITO À CIDADANIA: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12376Palavras-chave:
Teatro de Fantoche. Ensino e aprendizagem. Escola. Afetividade. Eficácia.Resumo
O presente estudo de caso teve como objetivo cerne identificar, reconhecer e dar visibilidade ao uso do teatro de Fantoche no espaço da Escola como instrumento dinamizador e fomentador de melhorias na qualidade das atividades pedagógicas em uma escola pública. Dessa forma, entende-se que é também por meio do uso do gênero teatro que a escola pode se apropriar dos conteúdos sugeridos para proporcionar melhor desenvolvimento na oralidade, leitura e escrita, bem como nas relações de convívio e exercício da cidadania. Nesse sentido, buscou-se saber que, se através de histórias teatradas, textos e contos, pode-se melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem na Escola Municipal professora Belarmina, localizada na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Esse trabalho justifica-se pela necessidade de o autor/professor verificar se, no contexto dessa escola, onde os alunos vêm enfrentando dificuldades na oralidade, leitura e escrita, o trabalho com o teatro de fantoche como ferramenta didática é capaz de mitigar o referido problema. Para fundamentar teoricamente o presente estudo foram utilizadas as seguintes referências, entre outras: Franco (2012); Vidor (2010); Kintsch e Rawson (2013); Souza (2008); Kleiman (2013); BNCC(2018); Larrosa (2003); Freire (2011); Libâneo (2010); Osterno (2012); Gentil, (2011); Maciel (2010); Gil (2008); Yin (2015); Duarte (2015); Rampazzo (2015). As percepções e opiniões do público entrevistado acerca desse tema foram coletadas por uso do instrumento questionário, do tipo semiestruturado, o qual foi aplicado a uma amostra de 15 estudantes; 10 professores; 05 gestores e 05 pais. O presente estudo de caso teve uma abordagem quanti-qualitativa, onde as observações obtidas na escola objeto desse estudo contribuíram de forma significativa para tornar possível tecer uma robusta discussão sobre a referida temática. Os resultados obtidos revelaram que a Escola Municipal professora Belarmina acredita que o gênero textual teatro é muito importante e vem contribuído bastante para o desenvolvimento integral dos seus estudantes no processo de escolarização, atividades de oralidade e cidadania, ocorrendo com afetividade e respeito no contexto da convivência no ambiente escolar. Conclui-se, portanto, que o presente estudo conseguiu verificar, mapear e interpretar a viabilidade e a relevância do uso da ferramenta “Teatro de Fantoche” na melhoria da eficácia de atividades pedagógicas no ensino e na aprendizagem, com uso da afetividade, sensibilidade e tolerância entre as pessoas que constituem uma comunidade de escola pública cearense.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY