CICLO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER: REFLEXÕES JURÍDICAS A PARTIR DA LEI MARIA DA PENHA

Autores

  • Geórgia Andréa Rêgo Moura Faculdade Santo Agostinho
  • Juliana Araújo Freitas Faculdade Santo Agostinho
  • Maria do Socorro Rodrigues Coelho Faculdade Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12374

Palavras-chave:

Violência doméstica. Desigualdade de gênero. Saúde pública.

Resumo

O presente artigo discute o tema da Violência Doméstica contra a Mulher – o termo denota um fenômeno complexo, frequente, em que na maioria das vezes o agressor é alguém do próprio convívio da agredida, por exemplo, o companheiro. A análise histórica crítica acerca da desigualdade de gênero, observada desde os primórdios da humanidade, e a visão de que se trata de um problema de saúde pública contribuem para a prevenção e combate à violência de gênero contra a mulher. Como se observa, a violência física nunca é o primeiro ato da violência doméstica. Ela se inicia de forma camuflada, por meio de tensão e estresse, que evolui para a fase dois. Muitas das vítimas não conseguem identificar que esse aumento de tensão é o início de um ciclo e de uma vida baseada em violência. Por isso, o conhecimento das três fases da violência doméstica pode ajudar inúmeras mulheres a identificar comportamentos abusivos que possam desencadear agressões futuras por parte dos seus companheiros e, desde logo, procurar ajuda. Enfoca, ainda, o estudo sobre a lei Maria da Penha, que apesar de recente, é uma das bases que sustentam a luta pela erradicação dessa violência. À vista disso, a objeção primordial do tema, será apontar a relevância desta problemática e realizar apontamentos das possíveis hipóteses de solução.

Biografia do Autor

Geórgia Andréa Rêgo Moura, Faculdade Santo Agostinho

Graduanda em Direito, Faculdade Santo Agostinho. 

Juliana Araújo Freitas, Faculdade Santo Agostinho

Graduanda em Direito, Faculdade Santo Agostinho. 

Maria do Socorro Rodrigues Coelho, Faculdade Santo Agostinho

Doutoranda em Direito e Políticas públicas pelo Centro Universitário de Brasília- UNICEUB - Atualmente ministra as disciplinas de Argumentação Jurídica e Hermenêutica no curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho-UNIFSA, integrante do Conselho editorial do UNIFSA. 

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Moura, G. A. R., Freitas, J. A., & Coelho, M. do S. R. (2023). CICLO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER: REFLEXÕES JURÍDICAS A PARTIR DA LEI MARIA DA PENHA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 974–984. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12374