SENSO DE COERÊNCIA DE MÃES EM VULNERABILIDADE SOCIAL E O ESTADO NUTRICIONAL DE SEUS FILHOS: UMA REVISÃO

Autores

  • Diomar Maria do Nascimento Araújo Faculdade José Lacerda Filho Ciências Aplicadas
  • Islane Cristina Martins Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1237

Palavras-chave:

Senso de Coerência. Mães. Alto Risco Social.  Estado de Nutrição.

Resumo

Introdução: O senso de coerência (SOC) forte pode permitir que mães de baixa renda, consiga ser capaz de manter um peso saudável e um comportamento alimentar adequado de seus filhos, apesar dos recursos limitados e dos eventos estressantes da vida. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da literatura a fim de avaliar como se dá o senso de coerência de mães em vulnerabilidade social e o estado nutricional de seus filhos. Material e Métodos: Foi feito um levantamento da literatura no mês de março de 2021, nas bases de dados Periódicos CAPES, Google Scholar e Pubmed. Os descritores utilizados foram os seguintes: ‘’Senso de Coerência” AND ‘’Mães” AND ‘’Alto Risco Social” AND ‘’Estado de Nutrição’’ e, em inglês, ‘’Sense of Coherence” AND ‘’Mothers” AND ‘’High Social Risk” AND ‘’Nutrition Status” em todas as bases de dados. Foram selecionados 04 artigos que se adequaram segundo os critérios de elegibilidade. Resultados: Foi possível observar que 100% dos artigos fizeram menção que mães com SOC forte eram propensas a praticar comportamentos saudáveis ​​em seus filhos. Sendo unânime entre os artigos que nível alto senso de coerência está relacionado com baixo nível de estresse e que o apoio social (amigos e família) foi um fator positivo associado. A influência do SOC no status socioeconômico e na educação até então, existem divergências. Conclusão: Os artigos permitiram identificar evidências de que mães com senso de coerência forte eram predispostas a praticar comportamentos saudáveis ​​e lidam melhor com as adversidades. Reforçam que a prevalência de pré-escolares com excesso peso, está relacionada com baixo SOC materno, porém estudos com essas variáveis são ainda escassos.

Biografia do Autor

Diomar Maria do Nascimento Araújo, Faculdade José Lacerda Filho Ciências Aplicadas

Nutricionista, pelo Centro Universitário Estácio do Recife. Especialização em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família- Sanitarista pela Faculdade José Lacerda Filho Ciências Aplicadas-FAJOLCA.E-mail: diomarnutri@hotmail.com.

Islane Cristina Martins, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Biomédica pela Universidade Federal de Pernambuco-PE, mestre em Neurociências pelo Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento-UFPE e doutora pelo PPGBAS LIKA-UFPE. Professional and self coach-IBC. E-mail: islanemartins@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

Araújo, D. M. do N. ., & Martins, I. C. . (2021). SENSO DE COERÊNCIA DE MÃES EM VULNERABILIDADE SOCIAL E O ESTADO NUTRICIONAL DE SEUS FILHOS: UMA REVISÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 772–781. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1237