APLICAÇÃO DA QUALIFICADORA FEMINICÍDIO ÀS MULHERES TRANSEXUAIS

Autores

  • Thaís Dayse Carvalho do Nascimento Centro Universitário Santo Agostinho
  • Verônica Acioly de Vasconcelos Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12363

Palavras-chave:

Feminicídio. Transexuais. Aperfeiçoara feminicídio.

Resumo

O presente trabalho, tem como objetivo o estudo do feminicídio, tipificado em 2015, com a lei n° 13.104, modificando o artigo 121, parágrafo 2°, do Código Penal Brasileiro, é uma realidade de elevado número de ocorrências, e consiste no assassinato de mulheres em razão de sua condição de mulher.  Destarte, pretende-se responder à seguinte problemática: É possível a aplicação da Lei do Feminicídio às mulheres transexuais? Para isso, realizou-se análise dos conceitos de sexo biológico, orientação sexual, gênero e identidade de gênero. Posteriormente, aborda-se a importante questão da transfobia e assassinatos de pessoas trans no Brasil. Realizou-se uma revisão sistemática dos marcos legais relevantes para se chegar à supracitada lei.  É realizada abordagem da lei de feminicídio, correlacionando-a com a possibilidade de ser aplicada às mulheres transexuais. As considerações finais apontam para uma grande lacuna acadêmica a respeito da temática. Ademais, a lei de feminicídio deve proteger as mulheres transexuais, tendo em vista que, observando-se o conceito de gênero proposto por autores que defendem essa corrente, associado à aplicação do critério jurídico da aplicação de feminicídio, as transexuais são mulheres sem distinção, e a lei, ao não ampará-las estaria violando o princípio da igualdade.

Biografia do Autor

Thaís Dayse Carvalho do Nascimento, Centro Universitário Santo Agostinho

Acadêmica de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho.

Verônica Acioly de Vasconcelos, Centro Universitário Santo Agostinho

Doutora em Direito público e políticas públicas pela UNICEUB-BSB, mestre em direito pela UNIFOR-CE, bacharel em direito pela UFC, professora do curso de direito da unifsa-PI e defensora pública do estado do Piauí.

Downloads

Publicado

2023-11-29

Como Citar

Nascimento, T. D. C. do, & Vasconcelos, V. A. de. (2023). APLICAÇÃO DA QUALIFICADORA FEMINICÍDIO ÀS MULHERES TRANSEXUAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 6124–6134. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12363