METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA ABP
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1234Palavras-chave:
Ensino. Formação Inicial de Professores. Ensino de Biologia. Aprendizagem Baseada em Problemas. Teoria-Prática-Metodologias.Resumo
Este estudo investigou em que aspectos a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), contribui para a formação inicial de professores de Biologia. Constituiu-se em uma abordagem qualitativa, que se aproxima da pesquisa-ação. As informações foram obtidas em uma oficina, ministrada aos acadêmicos, do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, em Santarém – PA, na disciplina Prática de Ensino de Biologia I, momento que vivenciaram a proposta metodológica. Os resultados analisados a partir do olhar do pedagogo/pesquisador com foco no ensino, indicou que: integrar métodos ativos na licenciatura apresenta-se como promissor, onde as reflexões sobre teorias e práticas de ensino de forma integrada e contextualizada, indicaram possíveis mudanças frente às futuras decisões pedagógicas.
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