A COMPARAÇÃO DA AUTONOMIA FUNCIONAL DE IDOSOS, ANTES E DEPOIS DA PRÁTICA DO MÉTODO PILATES

Autores

  • Gabriel Marinho Tavares Lima Centro Universitário UniLS
  • Natanael Fechele Aquino Centro Universitário UniLS
  • Luiz Carlos de Lima Filho Centro Universitário UniLS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12153

Palavras-chave:

Funcionalidade. Pilates. Idosos. Fisioterapia.

Resumo

Introdução: O método Pilates foi desenvolvido com o objetivo de aumentar a qualidade e autonomia funcional dos praticantes, e por se tratar de uma atividade simples, vem ganhando espaço no cenário atual. Objetivos: Comparar autonomia funcional em idosos antes e depois da prática do método Pilates. Materiais e Métodos: Para essa revisão, foi realizada uma busca através de pesquisa virtual na literatura atual disponível no banco de dados das bibliotecas eletrônicas Pubmed, Medline, Lilacs e Scielo, no período de agosto de 2023 a setembro de 2023. Cujos seguintes descritores foram utilizados; Funcionalidade; Pilates; Idosos; Fisioterapia. Resultados: De acordo com os achados, os resultados obtidos nos estudos demonstraram que o método Pilates se mostrou eficaz na melhora dos níveis de flexibilidade, equilíbrio, resistência aeróbia, e na prevenção de comorbidades associadas ao processo de envelhecimento. Conclusão: Conclui-se que o método Pilates é uma boa estratégia para proporcionar maior autonomia funcional, prevenir diversas patologias e consequentemente proporcionar melhor qualidade de vida.

Biografia do Autor

Gabriel Marinho Tavares Lima, Centro Universitário UniLS

Graduando em Fisioterapia pelo Centro Universitário UniLS.

Natanael Fechele Aquino, Centro Universitário UniLS

Graduando em Fisioterapia pelo Centro Universitário UniLS.

Luiz Carlos de Lima Filho, Centro Universitário UniLS

Orientador. Centro Universitário UniLS.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

Lima, G. M. T., Aquino, N. F., & Lima Filho, L. C. de. (2023). A COMPARAÇÃO DA AUTONOMIA FUNCIONAL DE IDOSOS, ANTES E DEPOIS DA PRÁTICA DO MÉTODO PILATES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 3491–3499. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12153