IDENTIDADE, DIVERSIDADE E NARRATIVAS: SUPORTE PARA O DEBATE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12142

Palavras-chave:

Identidade de Gênero. Diversidade. Educação.

Resumo

Este artigo buscou analisar as narrativas de identidade sobre a perspectiva social do gênero, levando em consideração as reflexões educacionais. O trabalho buscou analisar os conceitos contemporâneos de identidade e de diversidade compreendendo as narrativas sobre eles, oferecendo reflexões para os desafios enfrentados por indivíduos que não se enquadram nas normas tradicionais de identidade. Destaca-se a importância de compreender e respeitar a diversidade de experiências dentro do espectro da identidade de gênero, analisando o papel da educação na promoção da inclusão, desconstrução de estigmas e formação de atitudes mais abertas e tolerantes. A análise se aprofunda na compreensão da identidade, examinando como as normas sociais moldam percepções individuais e coletivas. Ao mesmo tempo, explora a fluidez de identidades de gênero desafiando a tradição. Concluindo, o artigo destaca a importância de aceitar e respeitar a diversidade de identidades de gênero e expressões da sexualidade, destacando a urgência de uma abordagem mais inclusiva na sociedade, enfatizando a importância de promover uma cultura que celebre a diversidade de identidades de gênero e orientações sexuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelvi da Silva Oliveira, UNIVASF

Graduando em Ciências da Natureza (UNIVASF).  

Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega, USP

Doutor em Geografia (USP).

Downloads

Publicado

2023-11-29

Como Citar

Oliveira, K. da S., & Nóbrega, P. R. da C. (2023). IDENTIDADE, DIVERSIDADE E NARRATIVAS: SUPORTE PARA O DEBATE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 6047–6054. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12142