UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DA ATUAÇÃO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA FRENTE AO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM E DA MEMÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1200Palavras-chave:
Neuropsicopedagogia. Memória. Aprendizagem.Resumo
O tema do presente estudo é uma análise pedagógica da atuação da neuropsicopedagogia para o desenvolvimento da aprendizagem e da memória. Seu objetivo é analisar a importância da atuação da neuropsicopedagogia para o desenvolvimento do processo de aprendizagem, com foco no desenvolvimento dos sistemas de memória em sala de aula. Para o alcance desse objetivo, define e caracteriza o processo de aprendizagem considerando o caráter multifatorial de seu conceito revisa a relação entre a aprendizagem, o funcionamento executivo e a memória como complemento das funções executivas e destaca as contribuições da neuropsicopedagogia para a efetivação do processo de aprendizagem. A partir da realização de pesquisa bibliográfica qualitativa, conclui que a aprendizagem, o funcionamento executivo ou as funções executivas e a memória, processos psicológicos de ordem superior, não são isolados. Pelo contrário, a memória é o complemento das funções executivas e ambos permitem ao indivíduo gerar respostas adaptativas aos sistemas nos quais se encontra imerso. A aprendizagem necessita da memória para realizar os processos operativos e estratégicos na assimilação e na gestão do conhecimento, através da interação com a cultura e o meio. Tudo isso, a partir de uma postura integradora, destaca a importância da Neuropsicopedagogia para obter o conhecimento necessário sobre os construtos ou temáticas que dão origem e qualificam a aprendizagem humana.
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