PELO FORTALECIMENTO DE UMA SOCIEDADE MULTICULTURAL: CONCEPÇÕES TEÓRICAS MEDIADAS PELOS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Thiago Alves Miranda Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1361

Palavras-chave:

Cultura. Empoderamento. Direitos Humanos. Multiculturalismo.

Resumo

Esse artigo é um recorte de uma pesquisa maior, desenvolvida durante uma investigação de mestrado. O objetivo é apresentar articulações teóricas sobre multiculturalismo e Direitos Humanos, sendo a questão cultural algo que permeia as práticas do ser humano. A Fundamentação Teórica parte da interface entre estudos culturais, com ênfase no multiculturalismo e no interculturalismo, e os Direitos Humanos, enquanto vertente de pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas. A Metodologia é do tipo bibliográfico, na qual colocamos os autores em confluência dialógica para tornar as discussões mais complexas no nível de pesquisa. O trabalho revela a importância de se problematizar questões relativas ao multiculturalismo como semiotização de práticas sociais plurais, advindas de uma sociedade emergente. Isso, por sua vez, pode acarretar uma postura de valorização de determinadas práticas sociais em detrimento de outras.

 

Biografia do Autor

Thiago Alves Miranda, Universidade Católica de Santos

Doutorando em Direito Público e Evolução Social pela Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ). Mestre em Constitucionalismo e Democracia pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM/MG).  Pesquisador visitante no grupo de pesquisa em Direitos Humanos e Vulnerabilidade pela Universidade Católica de Santos - (UNISANTOS/SP) ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2908-0708 E-mail: tamiranda@yahoo.com.

Downloads

Publicado

30/06/2021

Como Citar

Miranda, T. A. . (2021). PELO FORTALECIMENTO DE UMA SOCIEDADE MULTICULTURAL: CONCEPÇÕES TEÓRICAS MEDIADAS PELOS DIREITOS HUMANOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 190–201. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1361