O ASSÉDIO ELEITORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO E SUAS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS

Autores

  • Emilly Emiliano da Silva Centro Universitário Fametro

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11984

Palavras-chave:

Assédio eleitoral. Assédio no meio laboral. Abuso político. moral e psicológico. Discriminação e constrangimento. Denúncias e meios de defesa.

Resumo

O presente estudo aborda sobre o assédio eleitoral apresentando o seu conceito, as suas formas, características, o poder hierárquico do empregador, as influências e discriminação no meio laboral, casos julgados em jurisprudência, indenização por danos morais e os meios de denúncias junto ao Ministério Público do Trabalho. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, realizada por meio de pesquisas sobre o assunto, levantamentos sobre os dados e as eleições nos últimos anos. O objetivo principal é compreender a extensão desse problema, seus métodos e as implicações no processo democrático, avaliar o impacto desse fenômeno nas eleições como um todo, compreender como é perpetrado e identificar maneiras de coibi-lo. Além disso, a pesquisa visa analisar como as leis eleitorais, como o Código Eleitoral, Lei nº 4.737 de 15 de Julho de 1965 e a Lei das Eleições nº 9.504 de 30 de Setembro de 1997 podem ser aplicadas para prevenir e punir o assédio eleitoral. Essas medidas tem como objetivo combinar a proteção do trabalhador, visto o mais vulnerável, que muitas das vezes se torna vítima, tendo seus direitos fundamentais violados.

Biografia do Autor

Emilly Emiliano da Silva, Centro Universitário Fametro

Graduanda do Curso de Direito do Centro Universitário Fametro.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Silva, E. E. da. (2023). O ASSÉDIO ELEITORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO E SUAS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 6354–6370. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11984