LEVANTAMENTO DA MARGEM GENGIVAL ASSOCIADO A INVASÃO DO ESPAÇO BIOLÓGICO – REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Maria Luiza Dórea Fontes Lima Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia
  • Marcelo Cléber Teixeira Teles Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11879

Palavras-chave:

Biological space. Biological space invasion. Crown lengthening. Basic periodontics. Tissue integrity.

Resumo

A invasão do espaço biológico dental é um problema comum na odontologia, que ocorre quando restaurações, próteses ou outros materiais dentários são colocados em um dente sem considerar a integridade do tecido periodontal .Isso pode levar a uma inflamação e retração gengival, exposição da raiz do dente, sensibilidade e até mesmo perda dentária. Portanto, diante de diversas técnicas e tratamentos existentes, através dessa revisão de literatura foi abordado qual melhor técnica não cirúrgica a fim de reestabelecer o espaço biológico sem interferir em dentes vizinhos/adjacentes, sendo levado em consideração questões estéticas, manejos, bem estar ao paciente, entre outros. Essa pesquisa teve como objetivo analisar se a técnica de levantamento de margem gengival é uma opção viável para reestabelecer a distância biológica, foram selecionados artigos utilizando o banco de dados pubmed, scielo, revista brasileira de odontologia, Revodonto, lilacs, sendo selecionado artigos dos últimos dez anos, abordando o tema Aumento de coroa clínica e espaço biológico.

Biografia do Autor

Maria Luiza Dórea Fontes Lima, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia

Discente do curso de odontologia da faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia. 

Marcelo Cléber Teixeira Teles, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia

Docente do curso de odontologia da faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia. 

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Publicado

2023-11-26

Como Citar

Lima, M. L. D. F., & Teles, M. C. T. (2023). LEVANTAMENTO DA MARGEM GENGIVAL ASSOCIADO A INVASÃO DO ESPAÇO BIOLÓGICO – REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 4970–4978. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11879