PROPOSTA PEDAGÓGICA DO MOODLE

Autores

  • Antonia Izabel da Silva Meyer Universidad Autonóma de Asunción - UAA
  • Clara Roseane da Silva Azevedo Mont´Alverne Universidad Autonóma de Asunción

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1187

Palavras-chave:

: Educação. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Moodle.

Resumo

A Educação a Distância utiliza-se da Internet, através de suas particularidades, como: a flexibilidade em relação ao tempo e ao espaço, a não necessidade de deslocamento e uma maior facilidade de comunicação entre professores e alunos. Assim, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) podem ser entendidos como um espaço disponível na web onde se encontram reunidos diferentes recursos tecnológicos, que tem como objetivo possibilitar a Educação à Distância, visando apoiar o ensino e a aprendizagem. Essa pesquisa teve como objetivo apresentar as concepções pedagogicas do AVA, assim como apresentar o ambiente Moodle através de suas características, interfaces e possibilidades de aprendizagem colabotrativa. Utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos com autores relacionados com esta temática. Resultando na utlilização do Moodle como como um ambiente virtual de ensino e aprendizagem que tem como característica principal a integração de mais de um tipo de recurso de linguagem, como: visual, sonoro, verbal, animação, os quais podem caracterizar-se como multimodalidade, que integra novas interfaces tanto de comunicação como de linguagem.

Biografia do Autor

Antonia Izabel da Silva Meyer, Universidad Autonóma de Asunción - UAA

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad Autonóma de Asunción - UAA (2018). Mestre em Educação pela Universidad del Desarrollo Sustentable (2017). MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade Joaquim Nabuco. Possui graduação em Ciências da Informação com Habilitação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL.E-mail: issismeyer@hotmail.com.

Clara Roseane da Silva Azevedo Mont´Alverne, Universidad Autonóma de Asunción

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Autonóma de Asunción (2011). Mestre em Serviço Socila pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2006). Especialista em Educação na Perspectiva do Ensino Autista (2015). Especialista em Ensino Superior pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2001). Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade da Amazônia – UNAMA (1989). E-mail: clarazevedo@globo.com.

Downloads

Publicado

31/05/2021

Como Citar

Meyer, A. I. da S. ., & Mont´Alverne, C. R. da S. A. . (2021). PROPOSTA PEDAGÓGICA DO MOODLE . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 226–241. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1187