O DIREITO À EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA – HISTÓRICO LEGISLATIVO: DA INVISIBILIDADE À LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Leonardo Gelatti Backes Faculdade CNEC Santo Ângelo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11440

Palavras-chave:

Direito. Educação. Inclusão. Especial.

Resumo

O presente artigo trata do direito à educação especial e inclusiva, abordagem que busca um sistema educacional que garanta as condições de aprendizagem para todas as pessoas com deficiência, sem qualquer forma de segregação. O objetivo é traçar a evolução histórico-legislativa dessa abordagem, indicando os conceitos básicos e apontando os marcos normativos que avançaram na matéria até o estabelecimento de um novo paradigma da educação. Por meio de uma abordagem histórica e principalmente qualitativa, procedeu-se com pesquisa bibliográfica, por meio de livros e artigos, a fim de jogar luz sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência na busca pelo reconhecimento do direito à educação em igualdade de condições, dentro de uma ideia de isonomia positiva, tanto em instituições educacionais públicas, quanto privadas.

Biografia do Autor

Leonardo Gelatti Backes, Faculdade CNEC Santo Ângelo

Especialista em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá e em Direitos Humanos pela Faculdade Focus. Bacharel em Direito pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo - CNEC/IESA.

Downloads

Publicado

2023-10-23

Como Citar

Backes, L. G. (2023). O DIREITO À EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA – HISTÓRICO LEGISLATIVO: DA INVISIBILIDADE À LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 3294–3304. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11440