COMPARAÇÃO DAS TÉCNICAS DE AGRUPAMENTO: ESTUDO DE CASO EM DADOS DE VACINAÇÃO E MORTALIDADE INFANTIL ENTRE OS ANOS DE 2011 A 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11422

Palavras-chave:

Métodos. Vacinação. Cluster. Mortalidade.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo mostrar como pode ser feita a análise de cluster, através da técnica hierárquica e não hierarquia. Foram utilizados dados de vacinação e mortalidade infantil de crianças na faixa etária de idade de 28 dias até um ano de vida em um recorte temporal que vai de 2011 a 2021, disponíveis no DATASUS dos estados brasileiros através dos números de infectados de cada estado para assim identificar a similaridades entre os estados através dos números de infectados, oferecendo um contraponto ao critério utilizado de análise do número de infectados dos estados, se baseando no tamanho da população e comparando    com a sua população. Para a análise de agrupamento foi utilizado a matriz de Euclidiano com o método hierárquico, aplicou-se os métodos de ligação simples, completa, média, ligação de ward e um método não hierárquico através do método de K-means, também foram aplicados os métodos de determinação do número ideal de grupos como os métodos como cotovelo, coeficiente de silhueta média e Rand ajustado o coeficiente de correlação confénetica para medir o grau de ajuste entre as matrizes original e a matriz resultante da simplificação proporcionada dendrogramaa. No entanto foi verificado o método que melhor representa os dados é o de Ward. Ao agrupar os estados de ambos os dados levou em consideração a semelhança entre as variáveis dos dados e a correlação onde pode se observar que os dados são correlacionados.

Biografia do Autor

Mácio Augusto de Albuquerque, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Biometria aplicada em Estatístic, Departamento de Estatística, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, Brasil, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0113-9130. 

Fabiano Florentino dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Estudante de Graduação em Estatística, Departamento de Estatística, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, Brasil. 

Downloads

Publicado

2023-10-20

Como Citar

Albuquerque, M. A. de, & Santos, F. F. dos. (2023). COMPARAÇÃO DAS TÉCNICAS DE AGRUPAMENTO: ESTUDO DE CASO EM DADOS DE VACINAÇÃO E MORTALIDADE INFANTIL ENTRE OS ANOS DE 2011 A 2021. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 3072–3088. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11422