ALGUNS CONCEITOS E CONTRIBUIÇÕES DE PIERRE BOURDIEU NO CAMPO EDUCACIONAL
https://doi.org/10.29327/211653.6.6-6
Palavras-chave:
Habitus. Campo. Capital. Capital Cultural. Violência SimbólicaResumo
Este artigo tem por objetivo refletir os conceitos de habitus, campo, capital, capital cultural e violência simbólica a luz dos escritos de Pierre Bourdieu, no campo educacional. O conceito de habitus discorre sobre a capacidade dos sentimentos, dos pensamentos e das ações dos indivíduos quanto à incorporação de determinada estrutura social. O campo representa um espaço no qual os confrontos legitimam as representações, considerando o poder simbólico como aquele que classifica os símbolos de acordo com a existência ou ausência de um código de valores, já o capital representa o acúmulo de forças que o indivíduo pode alcançar no campo. O artigo busca compreender como os indivíduos incorporam a estrutura social, legitimando-a e reproduzindo-a, por meio da instituição escolar, mais precisamente a partir da violência simbólica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY