DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL DO SER HUMANO E OS SETÊNIOS BASEADO EM RUDOLF STEINER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11251

Palavras-chave:

Imaginação. Educação. Desenvolvimento Humano. Setênios. Antroposofia.

Resumo

Ao esboçar algumas pinceladas amplas pertencentes à cosmologia antroposófica e teosófica, este artigo argumenta que a imaginação não é apenas outro elemento dentro do todo humano, mas é de fato uma parte crucial e desempenha um papel significativo no 'todo'. No entanto, a imaginação não é necessariamente positiva per se, mas altamente dependente do contexto e para quais propósitos a pessoa a exerce. Sem contexto e propósito, as imagens, tão intimamente relacionadas à imaginação e tão predominantes em nossa cultura visual hoje, podem de fato ser prejudiciais para o crescimento holístico, especialmente das crianças. Por outro lado, por meio do contexto e do propósito significativo, a imaginação, sendo uma ponte para a totalidade, pode igualmente ser instrumental na cura da fragmentação, não apenas no indivíduo, mas na sociedade como um todo. A educação imaginativa, sugere-se, pode ser um meio para a "participação consciente" e, portanto, para a evolução humana.

Biografia do Autor

Lívia Barbosa Pacheco Souza, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Especialista em Educação em Gênero e Direitos Humanos (NEIM UFBA), em Gênero e Sexualidade na Educação (NUCUS UFBA) e em Educação para as Relações Étnico-Raciais (UNIAFRO UNILAB) e Discente da Licenciatura Plena em Pedagogia (UNEB).Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3148-5536. 

Lívia Ribeiro Barbosa Pacheco, Universidade Anhanguera-UNIDERP

Graduada em Pedagogia (Universidade Anhanguera-UNIDERP), e em Pedagogia Waldorf pelo Curso Waldorf de Belo Horizonte. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-1772-8391

Denisia Ribeiro de Oliveira, Universidade Anhanguera-UNIDERP

Graduada em Pedagogia (Universidade Anhanguera-UNIDERP), e em Pedagogia Waldorf pelo Curso Waldorf de Belo Horizonte. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7429-8853. 

Rosângela Freitas Conceição, Universidade Anhanguera-UNIDERP

Graduada em Pedagogia (Universidade Anhanguera-UNIDERP), e em Pedagogia Waldorf pelo Curso Waldorf de Belo Horizonte. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8946-9670. 

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Publicado

2023-10-06

Como Citar

Souza, L. B. P., Pacheco, L. R. B., Oliveira, D. R. de, & Conceição, R. F. (2023). DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL DO SER HUMANO E OS SETÊNIOS BASEADO EM RUDOLF STEINER. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 1164–1174. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11251