SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL: AVALIAÇÃO CLÍNICA E POSSIBILIDADES CIRÚRGICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11169Palavras-chave:
Síndrome do Cólon Irritável. Avaliação Clínica. Opções Cirúrgicas. Cirurgia Gastrointestinal. e Resultados do Tratamento.Resumo
A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma condição gastrointestinal que afeta significativamente a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Caracterizada por sintomas como dor abdominal, distensão, diarreia e constipação, a SII é uma condição complexa e multifatorial cuja etiologia exata ainda é motivo de estudo. Seu diagnóstico, em grande parte, depende da avaliação clínica dos sintomas e do descarte de outras condições médicas. A avaliação clínica da SII desempenha um papel fundamental na identificação da condição e no estabelecimento de diretrizes para o tratamento adequado. No entanto, em casos graves e refratários, a possibilidade de intervenções cirúrgicas é considerada como último recurso para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Objetivo: explorar os avanços no campo da avaliação clínica da SII e nas possibilidades cirúrgicas disponíveis para o seu manejo. Metodologia: baseado no Checklist PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) e as bases de dados incluíram o PubMed, Scielo e Web of Science, utilizamos os seguintes descritores em inglês: "Irritable Bowel Syndrome", "Clinical Assessment", "Surgical Options", "Gastrointestinal Surgery", e "Treatment Outcomes". Os critérios de inclusão: Estudos publicados em inglês ou português, estudos clínicos randomizados, ensaios clínicos controlados, revisões sistemáticas. Os critérios de exclusão foram os seguintes: Estudos que não se encaixavam nos critérios de inclusão mencionados acima, estudos com qualidade metodológica insuficiente ou relatórios incompletos que não permitissem uma avaliação adequada. Resultados: Foram selecionados 12 artigos. Os estudos revisados destacaram a importância de uma avaliação clínica detalhada para o diagnóstico e manejo da SII. Isso incluiu a consideração dos critérios diagnósticos, a exclusão de outras condições gastrointestinais e a avaliação dos sintomas e qualidade de vida dos pacientes. A terapia convencional, incluindo modificações na dieta, manejo do estresse e o uso de medicamentos, foi identificada como a primeira linha de tratamento para a SII. Para os pacientes que não obtiveram alívio adequado com as abordagens terapêuticas convencionais, as opções cirúrgicas foram consideradas. A cirurgia pode ser uma alternativa viável para casos graves e refratários de SII, embora seja reservada para situações específicas.Conclusão: A revisão sistemática destaca a complexidade da Síndrome do Intestino Irritável e a necessidade de abordagens de tratamento individualizadas. A avaliação clínica cuidadosa e as opções terapêuticas convencionais continuam sendo fundamentais, com a cirurgia desempenhando um papel restrito em casos específicos e graves. A escolha entre as opções terapêuticas deve ser feita considerando os benefícios e riscos para cada paciente, com ênfase na melhoria da qualidade de vida e alívio dos sintomas.
explorar os avanços no campo da avaliação clínica da SII e nas possibilidades cirúrgicas disponíveis para o seu manejo. Metodologia: baseado no Checklist PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) e as bases de dados incluíram o PubMed, Scielo e Web of Science, utilizamos os seguintes descritores em inglês: "Irritable Bowel Syndrome", "Clinical Assessment", "Surgical Options", "Gastrointestinal Surgery", e "Treatment Outcomes". Os critérios de inclusão: Estudos publicados em inglês ou português, estudos clínicos randomizados, ensaios clínicos controlados, revisões sistemáticas. Os critérios de exclusão foram os seguintes: Estudos que não se encaixavam nos critérios de inclusão mencionados acima, estudos com qualidade metodológica insuficiente ou relatórios incompletos que não permitissem uma avaliação adequada. Resultados: Foram selecionados 12 artigos. Os estudos revisados destacaram a importância de uma avaliação clínica detalhada para o diagnóstico e manejo da SII. Isso incluiu a consideração dos critérios diagnósticos, a exclusão de outras condições gastrointestinais e a avaliação dos sintomas e qualidade de vida dos pacientes. A terapia convencional, incluindo modificações na dieta, manejo do estresse e o uso de medicamentos, foi identificada como a primeira linha de tratamento para a SII. Para os pacientes que não obtiveram alívio adequado com as abordagens terapêuticas convencionais, as opções cirúrgicas foram consideradas. A cirurgia pode ser uma alternativa viável para casos graves e refratários de SII, embora seja reservada para situações específicas.
Conclusão: A revisão sistemática destaca a complexidade da Síndrome do Intestino Irritável e a necessidade de abordagens de tratamento individualizadas. A avaliação clínica cuidadosa e as opções terapêuticas convencionais continuam sendo fundamentais, com a cirurgia desempenhando um papel restrito em casos específicos e graves. A escolha entre as opções terapêuticas deve ser feita considerando os benefícios e riscos para cada paciente, com ênfase na melhoria da qualidade de vida e alívio dos sintomas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY