A SÍNDROME DE BURNOUT DURANTE O PROCESSO ACADÊMICO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Débora Pinheiro Gurgel Universidade Paulista – UNIP
  • Deyse Ketlen Moraes Batista Universidade Paulista – UNIP
  • Larissa Alves de Oliveira Universidade Paulista – UNIP
  • Noemi Vieira da Silva Universidade Paulista - UNIP
  • Paulo Victor Telles de Almeida Universidade Federal do Amazonas – UFAM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11159

Palavras-chave:

Estresse psicológico. Burnout. Estudantes. Estratégias de enfrentamento e esgotamento.

Resumo

Esse artigo buscou demonstrar como a síndrome de Burnout mostra-se muito recorrente nos estudantes durante ou depois do processo acadêmico, pelo fato de acontecer diversas dificuldades ou problemas enfrentados durante esses anos de formação. O objetivo deste trabalho é compreender os fatores protetivos para a Síndrome de Burnout em estudantes durante o processo de formação superior, assim os objetivos específicos buscam identificar os fatores de vulnerabilidade e risco para o desenvolvimento da Síndrome de Burnout e analisar as estratégias de enfrentamento e intervenções para a Síndrome de Burnout em estudantes durante o processo de formação superior. O Método consistiu em uma revisão bibliográfica utilizando-se a base de dados PEPSIC encontramos 7 artigos, no SCIELO foram utilizados 4 artigos, na Biblioteca Virtual em Saúde - BVS foram achados 5 artigos. Concluímos que a prevalência da síndrome de Burnout em acadêmicos constitui-se como um campo de pesquisa que precisa ser aprofundado, e assim estabelecer um parâmetro de fatores desencadeantes e estratégias de enfrentamento.

Biografia do Autor

Débora Pinheiro Gurgel, Universidade Paulista – UNIP

Acadêmica de Psicologia, Universidade Paulista – UNIP. 

Deyse Ketlen Moraes Batista, Universidade Paulista – UNIP

Acadêmica de Psicologia, Universidade Paulista – UNIP.

Larissa Alves de Oliveira, Universidade Paulista – UNIP

Acadêmica de Psicologia, Universidade Paulista – UNIP.

Noemi Vieira da Silva, Universidade Paulista - UNIP

Psicologia, Universidade Paulista - UNIP. 

Paulo Victor Telles de Almeida, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Mestrado em Psicologia, Universidade Federal do Amazonas – UFAM. 

Downloads

Publicado

2023-10-06

Como Citar

Gurgel, D. P., Batista, D. K. M., Oliveira, L. A. de, Silva, N. V. da, & Almeida, P. V. T. de. (2023). A SÍNDROME DE BURNOUT DURANTE O PROCESSO ACADÊMICO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 1125–1144. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11159