O PROFISSIONAL ENFERMEIRO NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA

Autores

  • Rosemilda Francisco Pereira dos Santos Universidade Federal da Grande Dourados – HU/UFGD/EBSERH

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v1i2.11008

Palavras-chave:

Docência, Educação, Enfermeiro, Saúde.

Resumo

: O modelo de ensino no nosso país tem passado por várias fases de desenvolvimento ao longo  dos anos, e tem refletido em mudanças voltadas para o contexto histórico da sociedade e da  enfermagem. E em consequência disto tem apresentado mudanças significativas no perfil dos  enfermeiros, resultante de transformações político-econômicas da saúde e da educação num  contexto global. Nesse sentido, tem sido reconsiderada a prática do enfermeiro na área da  docência, devido a necessidade de mudanças na formação pedagógica e profissional de  enfermagem. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura de caráter descritivo e  exploratório, com o objetivo de abordar sobre a importância do profissional Enfermeiro na  prática da docência. A coleta e análise das referências não estabeleceu um intervalo temporal,  sendo que no percurso metodológico foram encontradas 41 referências e sendo utilizadas 14. Acredita-se com a elaboração deste artigo, através de uma revisão da literatura, com recorte  histórico do ensino da Enfermagem, possa estar servindo de reflexão acerca da importância do  enfermeiro docente na formação de novos profissionais. Uma vez que os docentes devem estar  capacitados para considerar as singularidades e as necessidades de cada estudante. Devendo  além de acumular conhecimentos na área específica, precisam ser capazes de planejar, organizar  e implementar o processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Publicado

2024-01-03

Como Citar

Santos, R. F. P. dos. (2024). O PROFISSIONAL ENFERMEIRO NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 1(2), 407–416. https://doi.org/10.51891/rease.v1i2.11008