GAMIFICAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE QUIZ ONLINE COMO ESTRATÉGIA ATIVA, ENGAJAMENTO E MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL

Autores

  • Ana Claudia dos Santos Lima Universidade do Estado do Amazonas
  • Geiciane Neres Rodrigues Universidade do Estado do Amazonas
  • Romulo Anthony do Nascimento Siqueira Universidade do Estado do Amazonas
  • Ester Figueiredo Araújo Universidade do Minho Campus de Gualtar
  • Antonio Augusto dos Santos França Faculdade Única de Ipatinga

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10944

Palavras-chave:

Gamificação. Aprendizado Ativo. Aprendizagem Significativa.

Resumo

Esse artigo, descreve a implementação da gamificação na disciplina de História, realizada por meio de quizzes online utilizando a plataforma Kahoot , no Centro de Educação de Tempo Integral, com estudantes do terceiro ano do ensino médio. O principal objetivo foi transformar o processo educativo em uma experiência interativa e envolvente. Com a incorporação de elementos de jogo, como desafios e competições saudáveis, os quizzes despertaram o interesse dos alunos pelo conteúdo histórico, incentivando a participação ativa e promovendo um aprendizado significativo. À medida que os alunos respondiam às perguntas de forma lúdica e competitiva, tiveram a oportunidade de avaliar seus conhecimentos, aprofundar a compreensão dos conceitos e desenvolver habilidades críticas. Essa abordagem gamificada não apenas tornou as aulas mais atrativas, mas também permitiu a aplicação prática dos conteúdos históricos, resultando em uma educação mais dinâmica e impactante.

Biografia do Autor

Ana Claudia dos Santos Lima, Universidade do Estado do Amazonas

Graduanda do Curso de Licenciatura em Computação pela Universidade do Estado do Amazonas.

Geiciane Neres Rodrigues, Universidade do Estado do Amazonas

Graduanda do Curso de Licenciatura em Computação pela Universidade do Estado do Amazonas.

Romulo Anthony do Nascimento Siqueira, Universidade do Estado do Amazonas

Graduando do Curso de Licenciatura em Computação pela Universidade do Estado do Amazonas.

Ester Figueiredo Araújo, Universidade do Minho Campus de Gualtar

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Minho Campus de Gualtar.

Antonio Augusto dos Santos França, Faculdade Única de Ipatinga

Pós-graduado em Informática na Educação pela Faculdade Única de Ipatinga.

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Publicado

2023-09-13

Como Citar

Lima, A. C. dos S., Rodrigues, G. N., Siqueira, R. A. do N., Araújo, E. F., & França, A. A. dos S. (2023). GAMIFICAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE QUIZ ONLINE COMO ESTRATÉGIA ATIVA, ENGAJAMENTO E MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 1398–1407. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10944