PENSÃO ALIMENTÍCIA PARA MAIORES DE IDADE

Autores

  • Liana Costa Pádua Faculdade Damásio

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10830

Palavras-chave:

Alimentícia. Idade. Maiores. Pensão.

Resumo

A presente pesquisa apresenta uma análise geral do instituto dos alimentos, expondo o seu conceito, natureza, fundamento, classificação e pressupostos, bem como as providências para garantir o adimplemento da obrigação alimentar. Tem como objetivo, de maneira mais específica, demonstrar que a maioridade, por si só, não gera automaticamente a exoneração do dever dos pais de prestar alimentos aos filhos, pois tal obrigação persiste enquanto existir o binômio necessidade do alimentado e possibilidade financeira do alimentante. Assim, são analisadas as hipóteses em que os filhos maiores têm direito ao recebimento da verba alimentar. Toda a abordagem é feita com base na legislação brasileira, doutrina e jurisprudência.

Biografia do Autor

Liana Costa Pádua, Faculdade Damásio

Pós-graduação em Direito Constitucional Aplicado, Faculdade Damásio, e Pós-graduação em Direito Público, Faculdade Legale, Bacharel em Direito-Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Prof. Camillo Filho.

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Pádua, L. C. (2023). PENSÃO ALIMENTÍCIA PARA MAIORES DE IDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 255–272. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10830