CAUSAS E MOTIVOS DE EVASÃO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL PÚBLICA E GRATUITA

Autores

  • Rosangela Aparecida Morais Universidad Internacional Iberoamericana- UNINI- MX
  • Mario Carlos Marques Durão Universidad Internacional Iberoamericana- UNINI- MX

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10685

Palavras-chave:

Ensino superior. Políticas institucionais. Permanência. Evasão.

Resumo

Tratamos neste artigo do fenômeno da evasão no ensino superior, mais precisamente na modalidade à distância do Curso de Pedagogia. Na busca das principais causas e motivos da evasão, verifica-se que os alunos podem ter diferentes motivações quando decidem abandonar o curso. Assim, neste trabalho tem-se como objetivo apresentar as causas e motivos levantados na pesquisa realizada em 11 (onze) polos de educação à distância do estado de Santa Catarina/BR. Foram enviados questionários eletrônicos a professores, tutores presenciais e alunos evadidos, como forma de levantar os principais motivos de evasão no período 2015-2020 em uma universidade estadual. Nessa etapa foi buscado o entendimento de por que o aluno interrompe o curso em uma instituição pública e gratuita. A pesquisa caracterizou-se como mista (quali-quanti). Para o tratamento dos dados, foram utilizados os recursos da escala Likert para a classificação dos dados e a análise de conteúdo defendida por Bardin (2016). As análises dos dados qualitativos e quantitativos foram discutidas conjuntamente, a fim de compreender as revelações da pesquisa. Os resultados indicam que são vários os motivos: distância geográfica, excesso de materiais nas disciplinas, dificuldades de internet na residência e no polo, não adaptação à metodologia, relacionamento interpessoal, questões financeiras, entre outros.

Biografia do Autor

Rosangela Aparecida Morais, Universidad Internacional Iberoamericana- UNINI- MX

Doutoranda em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI- MX). Mestra em Educação Infantil, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.). Graduada em Pedagogia pela UNOESC. CV: http://lattes.cnpq.br/9026512343497924

Mario Carlos Marques Durão, Universidad Internacional Iberoamericana- UNINI- MX

Doutor em Educação, especialidade de Psicologia da Educação pela Universidade  de Lisboa  (Portugal); Mestre em Formação Pessoal e Social pela Universidade de Lisboa(Portugal). Professor na Universidad Internacional Iberoamericana (México e Porto Rico) e na Universidad Europea del Atlántico (Espanha). Mas apresentamos ID da Plataforma Lattes: 8582003246374282 - e link http://lattes.cnpq.br/8582003246374282.

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Publicado

2023-08-21

Como Citar

Morais, R. A., & Durão, M. C. M. (2023). CAUSAS E MOTIVOS DE EVASÃO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL PÚBLICA E GRATUITA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 1184–1201. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10685