CAUSAS E MOTIVOS DE EVASÃO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL PÚBLICA E GRATUITA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10685Palavras-chave:
Ensino superior. Políticas institucionais. Permanência. Evasão.Resumo
Tratamos neste artigo do fenômeno da evasão no ensino superior, mais precisamente na modalidade à distância do Curso de Pedagogia. Na busca das principais causas e motivos da evasão, verifica-se que os alunos podem ter diferentes motivações quando decidem abandonar o curso. Assim, neste trabalho tem-se como objetivo apresentar as causas e motivos levantados na pesquisa realizada em 11 (onze) polos de educação à distância do estado de Santa Catarina/BR. Foram enviados questionários eletrônicos a professores, tutores presenciais e alunos evadidos, como forma de levantar os principais motivos de evasão no período 2015-2020 em uma universidade estadual. Nessa etapa foi buscado o entendimento de por que o aluno interrompe o curso em uma instituição pública e gratuita. A pesquisa caracterizou-se como mista (quali-quanti). Para o tratamento dos dados, foram utilizados os recursos da escala Likert para a classificação dos dados e a análise de conteúdo defendida por Bardin (2016). As análises dos dados qualitativos e quantitativos foram discutidas conjuntamente, a fim de compreender as revelações da pesquisa. Os resultados indicam que são vários os motivos: distância geográfica, excesso de materiais nas disciplinas, dificuldades de internet na residência e no polo, não adaptação à metodologia, relacionamento interpessoal, questões financeiras, entre outros.
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