JESUÍTAS, OS FUNDADORES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: HISTÓRICO, MÉTODO, ENSINO E CONTRIBUIÇÕES

Autores

  • Antonio Coelho de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.10669

Palavras-chave:

Companhia de Jesus. Igreja Católica. Educação brasileira. Ratio Studiorum. Pedagogia.

Resumo

A educação jesuíta no Brasil, constituiu-se de uma das primeiras tentativas de implantação de um sistema de ensino formal e, indiscutivelmente, o primeiro em grande escala em terras brasileiras. Dessa maneira, o estudo da educação jesuíta e de seu método de ensino é imprescindível para a compreensão da formação histórica da educação, da cultura e do próprio Estado brasileiro. Assim, o presente artigo tem por objetivo principal discorrer sobre a educação jesuíta, atualizando o estado do conhecimento sobre o tema e contribuindo para novas reflexões sobre o assunto, sendo justificado, dentre outras coisas, pela escassez de bibliografia científica que verse sobre o tema. Dessa forma, no artigo serão trabalhados o histórico da Ordem, o Ratio Studiorum, o ensino e as contribuições da educação jesuíta. Para o desenvolvimento do presente estudo foi realizado um levantamento bibliográfico, garantindo à pesquisa o caráter metodológico Qualitativo. Concluindo-se que, o ensino jesuíta desempenhou um papel decisivo nos primeiros séculos da formação do Brasil, sendo seu método bastante robusto para a época.

Biografia do Autor

Antonio Coelho de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Acopiara.

Downloads

Publicado

2024-02-21

Como Citar

Souza, A. C. de. (2024). JESUÍTAS, OS FUNDADORES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: HISTÓRICO, MÉTODO, ENSINO E CONTRIBUIÇÕES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 1712–1730. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.10669