PRINCIPAIS AGENTES BACTERIANOS ENVOLVIDOS EM GASTROENTERITES EM LEITÕES NA FASE DE MATERNIDADE

Autores

  • Jaqueline Mombach Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Natalia Beatriz Ansolin Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Idaihana Rostirolla Saucedo Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Keli Daiane Cristina Libardi Ramella Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Mônica Regina de Matos Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10383

Palavras-chave:

Suinocultura. Colibacilose. Clostridiose. Histologia. Diarreia.

Resumo

A suinocultura é um dos segmentos mais importantes da pecuária no Brasil. Com o aumento da tecnificação na suinocultura, os desafios sanitários se intensificaram causando grandes danos para a produtividade. As gastroenterites que acometem os leitões causam muitas perdas econômicas para a suinocultura. Este projeto possui o objetivo de coletar dados sobre as principais bactérias envolvidas nas gastroenterites que acometem leitões em fase de maternidade na cidade de Toledo – PR. Para o exame microbiológico foram coletados conteúdo intestinal e acondicionadas em caldo Brain Heart Infusion (BHI) e cultivadas em estufa a 37ºC durante 24 a 48 horas. Após, as amostras foram semeadas em estrias em placas de Petri com meios de cultura Ágar Sangue (AS)ª, Ágar MacConkey (MC)ª e Ágar Eosin Methylene Blue (EMB). Imediatamente, uma placa de ASª era acondicionada em estufa a 37ºC em anaerobiose durante 24 horas, e as três restantes permaneciam em estufa a 37ºC por 24 horas em aerobiose. Foram realizadas provas bioquímicas para determinação do gênero das colônias. Para o histopatológico, fragmentos de intestino delgado, intestino grosso e linfonodo mesentérico foram acondicionados em formalina a 10% e processados pela técnica de desidratação e inclusão de parafina, e as lâminas eram coradas pela técnica de Hematoxilina e Eosina. O resultado da microbiológica incluiu 22 amostras positivas para Escherichia coli, 18 amostras positivas para Salmonella spp. e 7 amostras positivas para Clostridium spp. Na histologia, foram observadas lesões intestinais como hiperplasia de célula caliciforme, enterite aguda, fusão de vilosidade, etc. Em todas as amostras foi isolado algum agente bacteriano, sendo a E. coli a mais prevalente. Ademais, as amostras em totalidade apresentaram alguma lesão histopatológica com padrão semelhante.

Biografia do Autor

Jaqueline Mombach, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduanda em Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Toledo- PR, Brasil. 

Natalia Beatriz Ansolin, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduanda em Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Toledo- PR, Brasil. 

Idaihana Rostirolla Saucedo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pesquisadora júnior pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 

Keli Daiane Cristina Libardi Ramella, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Toledo – PR, Brasil. 

Mônica Regina de Matos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal do Paraná. Docente do curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Toledo – PR, Brasil. 

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

Mombach, J., Ansolin, N. B., Saucedo, I. R., Ramella, K. D. C. L., & Matos, M. R. de. (2023). PRINCIPAIS AGENTES BACTERIANOS ENVOLVIDOS EM GASTROENTERITES EM LEITÕES NA FASE DE MATERNIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 2135–2151. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10383