PESQUISA DE COLIFORMES TOTAIS E TERMOTOLERANTES NO RIO GUAMÁ NO ENTORNO DO VER-O-PESO NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PA

Autores

  • Aline de Souza Duarte Faculdade Cosmopolita
  • Ticiane Braga Menezes Faculdade Cosmopolita
  • Vanessa Costa Alves Galúcio Faculdade Cosmopolita

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10086

Palavras-chave:

Análise da água. Coliformes. Padrão de potabilidade da água.

Resumo

Esse artigo buscou quantificar a presença dos coliformes totais e termotolerantes da água do rio Guamá. É um estudo transversal descritivo, quantitativo, realizado através da coleta de três pontos do rio Guamá no entorno do Ver-O-Peso. As amostras foram analisadas em triplicata através da técnica de tubos múltiplos expressos em Número Mais Provável, além de terem sido cultivadas em meios sólidos para pesquisa de bactérias, bolores e leveduras. A análise das amostras coletadas no rio constatou a presença de bactérias nas 24 horas da fase presuntiva, direcionando a fase confirmativa que apresentou os resultados positivos para bactérias do grupo coliformes totais e termotolerantes em 100% das amostras obtidas dos três pontos de coleta, em sua maioria apresentou valores acima de 1.100 NPM/100mL. Este crescimento bacteriano foi confirmado em meio sólido, além da presença de colônias características de bolores e leveduras. A água do rio Guamá no entorno do Ver-O-Peso pode ser considerada imprópria para consumo e balneabilidade de acordo com a legislação vigente por não atender aos padrões microbiológicos estabelecidos, urge-se sanar a questão da destinação dos esgotos diretamente no rio afim de promover a gestão sustentável e preservação dos recursos hídricos.

Biografia do Autor

Ticiane Braga Menezes, Faculdade Cosmopolita

Graduanda em Biomedicina pela Faculdade Cosmopolita. 

Vanessa Costa Alves Galúcio, Faculdade Cosmopolita

Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM/ Amazonas; Professora na Faculdade Cosmopolita. Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA; Especialização em Análise Clínica e Microbiologia pela Faculdade Venda Nova Do Imigrante – FAVENI; Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/AM, Brasil. 

Downloads

Publicado

2023-06-07

Como Citar

de Souza Duarte, A., Menezes, T. B., & Galúcio, V. C. A. (2023). PESQUISA DE COLIFORMES TOTAIS E TERMOTOLERANTES NO RIO GUAMÁ NO ENTORNO DO VER-O-PESO NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 3685–3698. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10086