HABILIDADES DO SÉCULO XXI NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Aline Nicolau da Silva Arantes Universidade Cruzeiro do Sul
  • Andreza de Oliveira Franco Santos UEPB
  • Clêudia de Carvalho Mota Must University
  • Elineide Cavalcanti de Oliveira FICS
  • Geusa Alves da Silva Must University
  • Neise Marino Cardoso UNR
  • Quedina Barcellos Must University
  • Sérgio Henrique Barros Corrêa FICS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20318

Palavras-chave:

Educação 5.0. Comunicação. Colaboração. Pensamento crítico. Criatividade.

Resumo

O presente estudo abordou a Educação 5.0 e sua aplicação na prática docente, investigando os ganhos, possibilidades e resultados do desenvolvimento das habilidades do século XXI, como comunicação, colaboração, pensamento crítico e criatividade. O problema central da pesquisa foi entender como a implementação da Educação 5.0 impacta a prática pedagógica e a formação de competências essenciais para os alunos. O objetivo geral foi analisar os ganhos, as possibilidades e os resultados da aplicação da Educação 5.0 no ensino, destacando a importância das metodologias inovadoras e das tecnologias digitais. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, com a revisão de artigos e estudos sobre a Educação 5.0 e as competências do século XXI. O desenvolvimento demonstrou que a integração de ferramentas digitais e metodologias inovadoras, como a gamificação e plataformas colaborativas, favorece o engajamento dos alunos e o aprimoramento das habilidades essenciais. Contudo, também foram identificados desafios relacionados à formação dos educadores e à infraestrutura escolar. Nas considerações finais, concluiu-se que a Educação 5.0 pode promover transformações significativas no ensino, mas que são necessários estudos para avaliar os impactos reais dessa abordagem em diferentes contextos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Nicolau da Silva Arantes, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestranda em Ensino de Ciências. Universidade Cruzeiro do Sul.

Andreza de Oliveira Franco Santos, UEPB

Mestranda em Letras. Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Clêudia de Carvalho Mota, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Elineide Cavalcanti de Oliveira, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Geusa Alves da Silva, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Neise Marino Cardoso, UNR

Doutoranda em Educação. Universidade Nacional de Rosário (UNR).

Quedina Barcellos, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação.Must University (MUST).

Sérgio Henrique Barros Corrêa, FICS

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Downloads

Publicado

2025-07-08

Como Citar

Arantes, A. N. da S., Santos, A. de O. F., Mota, C. de C., Oliveira, E. C. de, Silva, G. A. da, Cardoso, N. M., … Corrêa, S. H. B. (2025). HABILIDADES DO SÉCULO XXI NA PRÁTICA DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 862–869. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20318