HABILIDADES DO SÉCULO XXI NA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20318Palavras-chave:
Educação 5.0. Comunicação. Colaboração. Pensamento crítico. Criatividade.Resumo
O presente estudo abordou a Educação 5.0 e sua aplicação na prática docente, investigando os ganhos, possibilidades e resultados do desenvolvimento das habilidades do século XXI, como comunicação, colaboração, pensamento crítico e criatividade. O problema central da pesquisa foi entender como a implementação da Educação 5.0 impacta a prática pedagógica e a formação de competências essenciais para os alunos. O objetivo geral foi analisar os ganhos, as possibilidades e os resultados da aplicação da Educação 5.0 no ensino, destacando a importância das metodologias inovadoras e das tecnologias digitais. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, com a revisão de artigos e estudos sobre a Educação 5.0 e as competências do século XXI. O desenvolvimento demonstrou que a integração de ferramentas digitais e metodologias inovadoras, como a gamificação e plataformas colaborativas, favorece o engajamento dos alunos e o aprimoramento das habilidades essenciais. Contudo, também foram identificados desafios relacionados à formação dos educadores e à infraestrutura escolar. Nas considerações finais, concluiu-se que a Educação 5.0 pode promover transformações significativas no ensino, mas que são necessários estudos para avaliar os impactos reais dessa abordagem em diferentes contextos educacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY