PUESTOS EN COMISIÓNN: BENEFICIOSOS O PERJUDICIALES PARA LA ADMNISTRACIÓN PUBLICA

Autores/as

  • Leonardo Matos Sampaio Santana Faculdade de Ilhéus
  • Joilson Leopoldino Vasconcelos Júnior Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9985

Palabras clave:

Cargos comisionados. Administracion PUBLICA. Evolución histórica. Servicio público.

Resumen

Este artículo tiene un enfoque sobre la creación de cargos comisionados y qué beneficios y perjuicios pueden traer a la administración pública, además de describir los desafíos de la administración pública para cubrirlos. Sendo assim, é feita uma análise metodológica qualitativa e de revisão bibliográfica, selecionando informações em bases de dados eletrônicas, abordando conceito de administração pública e suas fases de evolução histórica, bem como aspectos teóricos acerca do ingresso no serviço público, cargo, emprego e função pública, cargo vitalício, cargo de provimento efetivo e cargo de provimento em comissão, além de relacionar as vantagens e desvantagens da proliferação dos cargos de provimento em comissão com a boa gestão pública, e como seu desvio de finalidade para fins políticos prejudica o serviço prestado la población. De esta forma, a partir de la recolección y análisis de datos con información, doctrinal, bibliográfica y jurisprudencial, se busca presentar resultados positivos en cuanto al mejor aprovechamiento y creación de cargos comisionados por parte de la administración pública.

Biografía del autor/a

Leonardo Matos Sampaio Santana, Faculdade de Ilhéus

Graduando em Direito/Faculdade de Ilhéus. 

Joilson Leopoldino Vasconcelos Júnior, Faculdade de Ilhéus

Orientador. Mestre em educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Advogado- Formado em direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Publicado

2023-06-01

Cómo citar

Santana, L. M. S., & Vasconcelos Júnior, J. L. (2023). PUESTOS EN COMISIÓNN: BENEFICIOSOS O PERJUDICIALES PARA LA ADMNISTRACIÓN PUBLICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 2334–2343. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9985