A FOTOGRAFIA QUE TORNA VISÍVEIS AQUELES QUE NÃO VEMOS FREQUENTEMENTE

Autores/as

  • Fábio d’Abadia de Sousa Universidade Federal do Tocantins
  • Francisco Baptista Gil Universidade do Algarve, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9237

Palabras clave:

Invisibilidade. Meios de comunicação de massa. Mídia. Empoderamento.

Resumen

Um dos aspectos mais importantes da vida nas redes sociais é o facto de que o padrão ditatorial de beleza imposto pelos grandes meios de comunicação passou a ser atacado. E, isso vem sendo feito com uma das armas mais poderosas: a fotografia. Pessoas, principalmente mulheres, que passaram a vida condenadas a uma total invisibilidade pelos media do senso comum, agora se mostram lindas e poderosas nas redes sociais para milhares e milhares de seguidores. É sobre este assunto que tratamos neste texto.

Biografía del autor/a

Fábio d’Abadia de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, Brasil. Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, Brasil (2009). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: fotojornalismo, imagem, fotografia e literatura. 

Francisco Baptista Gil, Universidade do Algarve, Portugal

Professor Adjunto da Universidade do Algarve, Portugal. Doutorado em Educação Artística, Artes Visuais pela Universidade de Sevilha, Espanha (2006). Tem experiência na área da Comunicação Visual. 

Publicado

2023-04-29

Cómo citar

Sousa, F. d’Abadia de, & Gil, F. B. (2023). A FOTOGRAFIA QUE TORNA VISÍVEIS AQUELES QUE NÃO VEMOS FREQUENTEMENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 527–537. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9237