LUDOTECA: UM ESPAÇO PARA A LUDICIDADE

Autores/as

  • Rosemary Aparecida Rezende de Carvalho
  • Maria do Carmo Lobo
  • Scheila Helga Farina Piva

Palabras clave:

Ludico. Biblioteca. Criança. Espaço criança.

Resumen

É inegável que o jogo está presente nos mais diversos contextos, na escola, em casa, onde quer que as crianças estejam. Para eles, brincar é algo mais do que natural. É por isso que não podemos deixar de falar das crianças sem envolver as suas brincadeiras. O brincar promove o desenvolvimento infantil, por meio do qual as crianças podem aprender mais facilmente com  jogos e brincadeiras, pois além da atividade física, promove a estimulação intelectual e social. A ludicidade pode surgir em qualquer ambiente educacional, mas também existe  um local específico para a prática de brincadeiras infantis, a brinquedoteca ou a brinquedoteca, local onde a pesquisa se propõe a estudar. A Brinquedoteca é um espaço que proporciona  atividades  divertidas, lúdicas e mágicas para as crianças, repleta de brincadeiras, brinquedos e brincadeiras que possibilitam o desenvolvimento educacional e social das crianças por meio de atividades lúdicas. As crianças podem escolher o que querem fazer na brinquedoteca ou participar de sugestões pré-planejadas. É importante incentivar o ato de brincar. Muitas atividades  podem ser desenvolvidas na brinquedoteca e como diz Santos (1997), esse ambiente é criado para as crianças com o objetivo de desenvolver as habilidades criativas das crianças e possibilitar a construção do conhecimento.

Publicado

2022-05-11

Cómo citar

Carvalho, R. A. R. de ., Lobo, M. do C. ., & Piva, S. H. F. . (2022). LUDOTECA: UM ESPAÇO PARA A LUDICIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 09–40. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/5254

Número

Sección

E-books

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