O PAPEL DO FARMACÊUTICO NO PROCESSO DE HEMODIÁLISE

Autores/as

  • Adeilza Almeida Pinto Araujo UNIFACS
  • Vanessa Jesus dos Santos UNIFACS
  • José Fernando de Araújo Neto Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3068

Palabras clave:

Assistência farmacêutica. Hemodiálise. Insuficiência renal crônica.

Resumen

A insuficiência renal crônica consiste em lesão renal e perda progressiva e irreversível da função dos rins. O paciente renal necessita de um procedimento chamado hemodiálise que retira do corpo as substâncias indesejáveis como toxinas, líquidos e sais minerais. Dessa forma, o presente estudo tem o objetivo de analisar a importância do farmacêutico no tratamento de hemodiálise. Para a elaboração do estudo, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, sendo esta realizada por meio de livros e estudos de natureza científica, oriundos das seguintes bases de dados online: PubMed, Web of Science, Bireme e Scientific Electronic Library Online (SciELO). O estudo expôs acerca da insuficiência renal e processo da hemodiálise, abordou como a farmácia clínica auxilia no tratamento da hemodiálise, o demonstrou os benefícios da atenção farmacêutica ao paciente renal. Por fim, conclui-se que o farmacêutico tem um papel fundamental no tratamento de hemodiálise, prestando a atenção farmacêutica de forma segura e eficaz, garantindo a adesão ao tratamento e melhor qualidade de vida.

Biografía del autor/a

Adeilza Almeida Pinto Araujo, UNIFACS

Graduanda do Curso de Farmácia. Universidade Salvador – UNIFACS

Vanessa Jesus dos Santos, UNIFACS

Graduanda do Curso de Farmácia. Universidade Salvador UNIFACS. E-mail: vanessajds@icloud.com

José Fernando de Araújo Neto, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Química pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Vismia, Erythroxylum, citotoxicidade, screening fitoquímico, atividade antioxidante, acetilcolinesterase e antimicrobiana. Mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2016). Graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (2013).

Publicado

2021-11-30

Cómo citar

Araujo, A. A. P. ., Santos, V. J. dos ., & Araújo Neto, J. F. de . (2021). O PAPEL DO FARMACÊUTICO NO PROCESSO DE HEMODIÁLISE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 285–297. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3068