JUSTIÇA COGNITIVA E ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS DISRUPTIVAS: A TRÍADE CURRÍCULO, TECNOLOGIA E SAÚDE NA EJA (2025).

Autores/as

  • Tiago Escame Gimiliani
  • Alva Valéria Moro Labs Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i9.29477

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos. Desenvolvimento Socioemocional. Inovação Curricular. Formação Integral. Gestão Educacional.

Resumen

O presente artigo analisa o impacto da reorganização pedagógica e curricular da Educação de Jovens e Adultos no município de Tarumã no decorrer do ano de 2025, destacando a implementação de uma arquitetura educacional pautada no tripé inovação curricular, inclusão digital e atenção socioemocional. Diante do histórico de evasão e das especificidades do público adulto, a gestão municipal articulou estratégias que integraram a Base Nacional Comum Curricular da Computação, o empreendedorismo social, a consciência ambiental e o fortalecimento do bem-estar subjetivo dos educandos. Dentre as ações transversais desenvolvidas, destacam-se os projetos ACELER, Vivenciando a Matemática, a produção de sabão ecológico, o cultivo de hortas móveis, o mapeamento territorial e a viagem pedagógica ao município de Barra Bonita. Em consonância com a formação integral, o trabalho articulou a sensibilidade literária por meio da contação de histórias com a escritora Alva Valéria Moro Labs e a aplicação de dinâmicas vivenciais conduzidas via estágio de Psicologia, focadas no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Complementarmente, a inserção de práticas corporais orientadas na comunidade promoveu a saúde física e a prevenção do sedentarismo. A metodologia adotou uma abordagem qualitativa de estudo de caso descritivo e analítico, combinando análise documental e observação participante. Os resultados obtidos em 2025 demonstraram que a convergência entre conteúdos acadêmicos, suporte psicológico, vivência cultural e uso intencional da tecnologia favorece o resgate da autoimagem positiva, eleva a autoestima, fortalece a permanência escolar e consolida a Educação de Jovens e Adultos como um espaço efetivo de emancipação social e cidadania.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tiago Escame Gimiliani

Supervisor de Ensino na cidade de Lucélia- SP.

Alva Valéria Moro Labs, Christian Business School

Doutor em Ciências da Educação pela Christian Business School na Flórida/ E.U.A. e Paris/ França (2024).

Publicado

2026-09-15

Cómo citar

Gimiliani, T. E., & Labs, A. V. M. (2026). JUSTIÇA COGNITIVA E ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS DISRUPTIVAS: A TRÍADE CURRÍCULO, TECNOLOGIA E SAÚDE NA EJA (2025). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(9), 1–18. https://doi.org/10.51891/rease.v12i9.29477