HÁBITOS DE LEITURA DURANTE A PANDEMIA: UMA ANÁLISE SOBRE AS AÇÕES E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL E SEUS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2707Palabras clave:
Incentivo. Leitura Pandemia.Resumen
A Educação brasileira passa por mudanças significativas desde o início da pandemia causada pelo COVID-19 em 2020. Pensando nisso, o presente estudo proporciona meios para reflexões sobre a importância da escola e dos professores no incentivo à leitura e suas dificuldades em estimular a rotina de ler em tempos de pandemia. Para isso, traz como objetivo geral identificar as principais ações e dificuldades enfrentadas pela escola e pelos professores, a respeito do desempenho da leitura em tempo de pandemia. Já os objetivos específicos pretendem conhecer os problemas de leitura que se modificam na ausência da aula presencial, entender como escola e professores estão conduzindo o processo de incentivo à leitura, compreender o cenário educacional relacionado ao incentivo à leitura de uma escola no município de Pimenta Bueno - RO frente à pandemia e as mudanças na atuação educativa. Para isso, a metodologia usada na elaboração do estudo foi a pesquisa bibliográfica para obter informações sobre o assunto, e a pesquisa de campo por meio de questionário com perguntas abertas, o qual foi respondido através do Google Form, pela coordenação pedagógica da escola e pelos professores de Língua Portuguesa. A pesquisa justifica-se por ajudar a contextualizar informações relevantes sobre o incentivo escolar relativo às práticas de leitura em tempos de pandemia. Nessa circunstância, a investigação mostra que as práxis da escola e dos professores, se desenvolve na apresentação de uma nova organização de atividades escolar que passou a funcionar com aulas remotas, modificando o sistema de ensino e incentivo dos alunos com acesso a novas tecnologias e meios de comunicação, o que interferiu diretamente na maneira de como se promover a leitura.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY