O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL (PEF) E SUA CONTRIBUIÇÃO NO FORTALECIMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO DA CIDADANIA

Autores/as

  • Vania Lima de Sousa Rocha Universidade Estadual do Ceará
  • Marcel Pereira Pordeus Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2319

Palabras clave:

Educação Fiscal. Conscientização Tributária. Cidadania.

Resumen

Este artigo é uma síntese da minha dissertação de mestrado em Ciências da Educação. Portanto, tratamos o viés da temática com apoio de outros pesquisadores, no intento de permear a formação cidadã como mote engajador social para a educação. Deste fato, sabemos que a educação é um dos pilares no processo educacional, constituindo num marco de edificação de uma consciência cidadã, proporcionando aos educandos, não somente o saber sistematizado, mas, sobretudo, o conhecimento de seus direitos e deveres. Para o exercício da cidadania fiscal, faz-se necessário que adquiram uma consciência fiscal, tendo por interesse primeiro, o bem-estar comum. Dessa forma, o tema aqui apresentado buscou investigar se a implementação do Programa de Educação Fiscal (PEF), a partir da prática pedagógica do professor, contribui para o despertar de um processo de reflexão crítica dos alunos à luz do tema transversal educação fiscal inserido de forma interdisciplinar no currículo escolar. Para tanto, o referencial teórico e metodológico embasou-se em autores como: Dallari (1998), Lima (2008), Merlo e Pertuzatti (2005), Jacomeli (2007), Yus (1998), Freire (1996) Marconi (2003) dentre outros, bem como documentos legais e manuais disponíveis na Internet. Como delimitação desse estudo foi selecionada a Escola Estadual de Ensino Profissional (EEEP) Júlio França, localizada no município de Bela Cruz – Ceará (CE), pertencente a 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE) de Acaraú, referente as ações desenvolvidas no ano de 2016. Tendo em vista a necessidade de sensibilizar o aluno para a função socioeconômica do tributo, procuraram-se respostas para o seguinte problema que norteia essa pesquisa: Como promover a conscientização de alunos nas escolas para o fortalecimento do exercício da cidadania a partir da educação fiscal na interdisciplinaridade? Assim, o PEF vem contribuindo para que o Estado cumpra seu papel constitucional de reduzir as desigualdades sociais e ser instrumento de fortalecimento permanente da democracia, uma vez que favorece o despertar de uma consciência crítica e reflexiva acerca dos direitos e deveres do cidadão na sociedade.

Biografía del autor/a

Vania Lima de Sousa Rocha, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1986). Possui Especialização em Administração de Recursos Humano (1994). Atualmente é auditor fiscal da receita estadual - Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. E-mail: vania.lsr@hotmail.com.

Marcel Pereira Pordeus, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. E-mail: marcel.pordeus@aluno.uece.br.

Publicado

2021-09-30

Cómo citar

Rocha, V. L. de S. ., & Pordeus, M. P. . (2021). O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL (PEF) E SUA CONTRIBUIÇÃO NO FORTALECIMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO DA CIDADANIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1170–1182. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2319