GONARTROSE AVANÇADA

Autores/as

  • Patrick Golinelli de Oliveira Barros UNIG
  • Arthur Rodrigues Neto UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20383

Palabras clave:

Artroscopia. Biomarcadores. Cartilagem articular. Exercício físico. Joelho. Infiltrações intra-articulares. Osteoartrite.

Resumen

A osteoartrite (OA) do joelho é uma doença inflamatória e degenerativa que ocasiona a destruição da cartilagem articular e leva à perda de funções. Sua prevalência vem crescendo consideravelmente devido ao aumento da expectativa de vida e da obesidade, e o diagnóstico pode ser feito por meio de avaliação e exames médicos, e é confirmado em imagens radiográficas complementares. Uma condição multifatorial, a OA do joelho pode ser influenciada por diversos aspectos locais, sistêmicos e externos; além disso, a sua evolução e as respostas aos tratamentos dependem muito das características de cada indivíduo. Inicialmente, recomenda-se proceder a um tratamento medicamentoso e a terapias alternativas que melhorem a qualidade de vida do paciente; mas, a partir do momento em que se verifica que tais terapias não estão proporcionando resultados satisfatórios, um tratamento cirúrgico deve ser considerado. Entre os tratamentos cirúrgicos, as artroscopias, as osteotomias e as artroplastias parciais e totais são destacadas; os métodos não cirúrgicos incluem o uso de medicamentos e de terapias alternativas, como infiltrações, acupuntura e prática de exercícios físicos. Vale ressaltar ainda que a utilização de biomarcadores pode ser uma importante estratégia para detectar precocemente a doença, avaliar sua atividade, prever um prognóstico e monitorar uma melhor resposta à terapia; porém, esse tema ainda deve ser foco de mais estudos para que os seus resultados sejam comprovados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrick Golinelli de Oliveira Barros, UNIG

9° Período de Fisioterapia na UNIG. 

Arthur Rodrigues Neto, UNIG

Orientador. Discente na faculdade UNIG Especialista em fisioterapia pneumofuncional na UNIABEU.  Universidade Iguaçu – UNIG. 

Publicado

2025-07-18

Cómo citar

Barros, P. G. de O., & Rodrigues Neto, A. (2025). GONARTROSE AVANÇADA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2110–2116. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20383