O DIREITO AO ESQUECIMENTO NA ERA DIGITAL: LIMITES E DESAFIOS PARA A LIBERDADE DE INFORMAÇÃO E PRIVACIDADE

Autores/as

  • Hallone Silva Nascimento Una Divinopolis
  • Hernando Fernandes da Silva Una Divinopolis

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19122

Palabras clave:

Direito ao esquecimento. Privacidade. Liberdade de informação. Internet; Jurisprudência.

Resumen

Este trabalho apresenta uma reflexão crítica sobre o direito ao esquecimento na era digital, procurando entender seus princípios legais, suas restrições e os obstáculos que apresenta à liberdade de informação e à privacidade. A pesquisa visa atingir as bases teóricas e práticas que apoiam a aplicação. ou a rejeição deste direito no sistema jurídico brasileiro, particularmente após a decisão do Supremo Tribunal Federal em 2021, que negou sua existência como um direito independente. Inicia-se com a avaliação dos princípios constitucionais da dignidade humana, da privacidade, da honra e da imagem, em contraste com a liberdade de expressão, o direito à informação e ao patrimônio coletivo. Baseado em doutrina, jurisprudência tanto nacional quanto internacional. Assim como o famoso caso Google Espanha (2014), o estudo discute as tensões presentes na tentativa de balancear interesses privados e coletivos em um ambiente digital globalizado, onde a informação circula de forma permanente e sem fronteiras. O estudo detalha ainda o papel das plataformas digitais na mediação desses conflitos, os riscos de censura privada e os critérios que vêm sendo adotados para ponderação entre direitos fundamentais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hallone Silva Nascimento, Una Divinopolis

Graduando em Direito pela universidade Una Divinopolis.

Hernando Fernandes da Silva, Una Divinopolis

Orientador: Advogado. Professor Universitário. Mestre em Educação. Especialista em Direito e Processo do Trabalho. Especialista em Direito Administrativo. Especialista em Gerenciamento de Micro e Pequena Empresa. Especialista em Direito Civil e Processo Civil. Bacharel em Direito. Especialista em Advocacia no Direito Digital e Proteção de Dados. Graduado em História. 

Publicado

2025-05-08

Cómo citar

Nascimento, H. S., & Silva, H. F. da. (2025). O DIREITO AO ESQUECIMENTO NA ERA DIGITAL: LIMITES E DESAFIOS PARA A LIBERDADE DE INFORMAÇÃO E PRIVACIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 1933–1945. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19122