EDUCAÇÃO EMANCIPADORA: REPENSANDO A EDUCAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17676

Palabras clave:

Formação de Professores. Filosofia Social. Educação Transformadora. Ludicidade. Ensino Fundamental.

Resumen

Este artigo explora a formação de professores da educação básica, em um contexto educacional e sociopolítico brasileiro marcado por desafios contemporâneos. Com o objetivo de analisar as abordagens de formação docente sob as lentes das filosofias social e política, busca-se compreender como os aspectos éticos, culturais, tecnológicos e lúdicos podem ser integrados para enfrentar as demandas atuais da educação. Em resposta à crise estrutural do capital e às limitações da formação tecnicista, defende-se uma prática pedagógica que valorize a criticidade, a inclusão e a justiça social, promovendo a capacitação de educadores para uma atuação reflexiva e emancipadora. Metodologicamente, realiza-se uma revisão crítica da literatura, abordando autores que discutem a interseção entre educação e questões sociopolíticas, com o intuito de construir uma base teórica que sustente uma formação docente voltada para a transformação e democratização do espaço educacional.

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Biografía del autor/a

Anderson Alves Beserra, Christian Business School

Mestrado em Ciências da Educação. Christian Business School.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Orientador no mestrado em Ciências da Educação. Christian Business School.

Publicado

2025-01-08

Cómo citar

Beserra, A. A., & Coutinho, D. J. G. (2025). EDUCAÇÃO EMANCIPADORA: REPENSANDO A EDUCAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 630–657. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17676