A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CURRÍCULO: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16398Palabras clave:
Inteligência Artificial. Formação de Professores. Currículo Escolar. Educação Digital. Inclusão Digital.Resumen
Este trabalho discute a incorporação de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) no programa escolar e as consequências dessa mudança para a capacitação de docentes. A meta principal é entender como a Inteligência Artificial pode ser integrada ao processo educativo de forma eficiente, aprimorando o ensino e a aprendizagem, além de capacitar os docentes a empregar essas ferramentas de maneira pedagógica. A abordagem utilizada foi uma revisão de literatura, fundamentada em pesquisas recentes e publicações de fontes fidedignas como CAPES, SciELO e Google Acadêmico. O estudo enfatizou os principais obstáculos para a aplicação da Inteligência Artificial no ambiente escolar, como a ausência de infraestrutura tecnológica, a resistência dos professores e as questões éticas ligadas à proteção dos dados dos estudantes. No entanto, a Inteligência Artificial possui enormes possibilidades para personalizar a educação, fornecer feedback constante e aprimorar a avaliação escolar. A capacitação constante dos docentes e a formulação de políticas públicas que assegurem um acesso justo às tecnologias são fundamentais para que a Inteligência Artificial seja completamente incorporada ao programa escolar, fomentando uma educação inclusiva e inovadora.
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