A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CURRÍCULO: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores/as

  • Roberta Davel Secchin University of Science and Technology
  • Dayse Rachelle Piovezan Tozato Marques Faculdade Integradas de Jacarepaguá
  • Kaiqui Rezende da Rocha Centro Unversitário Claretiano
  • Liara Bueno Nogarol UNIVES
  • Márcia Constantino Gonçalves UNIUBE
  • Marilda Rocha Universo
  • Paulo Sérgio Quaresma Campanharo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Suyanara Panetto Silva Matavelli University of Science and Technology

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16398

Palabras clave:

Inteligência Artificial. Formação de Professores. Currículo Escolar. Educação Digital. Inclusão Digital.

Resumen

Este trabalho discute a incorporação de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) no programa escolar e as consequências dessa mudança para a capacitação de docentes. A meta principal é entender como a Inteligência Artificial pode ser integrada ao processo educativo de forma eficiente, aprimorando o ensino e a aprendizagem, além de capacitar os docentes a empregar essas ferramentas de maneira pedagógica. A abordagem utilizada foi uma revisão de literatura, fundamentada em pesquisas recentes e publicações de fontes fidedignas como CAPES, SciELO e Google Acadêmico. O estudo enfatizou os principais obstáculos para a aplicação da Inteligência Artificial no ambiente escolar, como a ausência de infraestrutura tecnológica, a resistência dos professores e as questões éticas ligadas à proteção dos dados dos estudantes. No entanto, a Inteligência Artificial possui enormes possibilidades para personalizar a educação, fornecer feedback constante e aprimorar a avaliação escolar. A capacitação constante dos docentes e a formulação de políticas públicas que assegurem um acesso justo às tecnologias são fundamentais para que a Inteligência Artificial seja completamente incorporada ao programa escolar, fomentando uma educação inclusiva e inovadora.

Biografía del autor/a

Roberta Davel Secchin, University of Science and Technology

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação.Miami University of Science and Technology (MUST).

Dayse Rachelle Piovezan Tozato Marques, Faculdade Integradas de Jacarepaguá

Especialista em  Educação Física Escolar. Faculdade Integradas de Jacarepaguá (FIJ).

Kaiqui Rezende da Rocha, Centro Unversitário Claretiano

Especialista em Educação Especial e Inclusiva, Centro Unversitário Claretiano.

Liara Bueno Nogarol, UNIVES

Especialista em Educação Especial e Inclusiva.Faculdade de Ciências e Educação do Espírito Santo (UNIVES).

Márcia Constantino Gonçalves, UNIUBE

Especialista em Educação Infantil. Faculdade de Uberaba (UNIUBE).

Marilda Rocha, Universo

Especialista em Planejamento Educacional. Universidade Salgado de Oliveira (Universo).

Paulo Sérgio Quaresma Campanharo, Universidade Federal do Espírito Santo

Especialista em Artes Corporais para Educação Integral. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Suyanara Panetto Silva Matavelli, University of Science and Technology

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Miami University of Science and Technology (MUST).

Publicado

2024-10-24

Cómo citar

Secchin, R. D., Marques, D. R. P. T., Rocha, K. R. da, Nogarol, L. B., Gonçalves, M. C., Rocha, M., … Matavelli, S. P. S. (2024). A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CURRÍCULO: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 4082–4103. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16398