ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE UMA MULTINACIONAL DE BEBIDAS FRENTE À DIMINUIÇÃO DO CONSUMO DE REFRIGERANTES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16243

Palabras clave:

Comportamento de compra. Marca. Açúcar. Consumidor. Mercado.

Resumen

O mercado mundial de refrigerantes é um nicho que desperta o interesse de diversos segmentos sendo viabilizado pela concentração de poucos “players” e baixo poder de diferenciação em um ambiente cuja competição por espaço é acirrada. Entender o processo decisório do cliente em paralelo as estratégias de marketing sobre produtos de valores hedônicos são essenciais para o direcionamento e construção de uma empresa, garantindo o retorno esperado. O presente trabalho tem por objetivo compreender o impacto no consumidor frente as estratégias de marketing utilizadas pela Companhia de refrigerantes de Atlanta diante a exponencial diminuição do consumo de açúcar. Além disso, entender como a multinacional, foco deste estudo, tem se adaptado para manter sua participação no mercado diante o cenário de bebidas não alcoólicas e com apelo saudável. Em virtude dos objetivos e características deste trabalho, uma pesquisa exploratória descritiva foi aplicada diretamente para o consumidor.  Estatisticamente, os resultados confirmaram a força da Companhia tal como a constatação da necessidade de adequar os seus produtos e ampliar seu portfólio diante aos novos hábitos do consumidor como estratégia de consolidação no mercado com novas alternativas em oposição aos refrigerantes e produtos com alto índice de açúcar.

Biografía del autor/a

Ana Caroline da Silva Pereira, Universidade de São Paulo

Especialista em Marketing Universidade de São Paulo / USP ESALQ.

Larissa Maria Ribeiro da Silva, Universidade de São Paulo

Mestrado em Têxtil e Moda. Universidade de São Paulo EACH/USP.

Publicado

2024-10-22

Cómo citar

Pereira, A. C. da S., & Silva, L. M. R. da. (2024). ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE UMA MULTINACIONAL DE BEBIDAS FRENTE À DIMINUIÇÃO DO CONSUMO DE REFRIGERANTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 3465–3486. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16243